Remédios caseiros para cortar o vômito

Os motivos podem ser diversos: gravidez, doenças de ouvido, viagens longas, remédios muito fortes, alimentos estragados… Mas não importa o que tenha causado, vomitar é sempre ruim. Esse ato nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo, assim sendo é importante procurar um médico para descobrir o que causou a irritação no estômago e buscar tratamento adequado. Para os momentos em que se busca um alívio rápido, porém talvez momentâneo, temos como opções alguns procedimentos caseiros como chás e preparados, que podem ajudar muito nos momentos de crise.

Remédios caseiros para cortar o vômito

Foto: Reprodução

Saiba quais os chás mais indicados para aliviar o vômito

Chá de Alfavaca – As contrações musculares típicas do vômito são amenizadas com o consumo do chá de alfavaca. Para fazer: Coloque um litro de água e 20 gramas da erva seca numa panela. Leve a panela ao fogo e deixe ferver por três minutos. Beba morno, duas vezes ao dia.

Chá de Hortelã – Deve ser consumido três vezes ao dia ou sempre após o vômito, pois acalma o estômago. Para fazer: Coloque quatro folhas de hortelã em uma caneca e cubra com água previamente fervida. Beba adoçado com açúcar mascavo.  Tome o chá três vezes ao dia.

Chá de Camomila – Também acalma o estômago e é indicado para evitar enjoos durante viagens longas. Para fazer: Junte duas colheres de chá da erva e 250 ml de água previamente fervida. Deixe em repouso por cinco minutos. Se preferir adoce com mel antes de beber.

Outros remédios caseiros também amenizam a incidência de vômitos

Gengibre – Alivia enjoos, evitando a necessidade de vomitar. Pode ser consumido como coadjuvante num prato ou em forma de infusão. Prepare o chá: Use 750ml de água e 10 gramas de gengibre. Deixe a mistura ferver por 15 minutos e desligue o fogo. Coe e beba sem adoçar.

Mel – Acalma o estômago e facilita a digestão, evitando que a irritação provoque o vômito. Prepare: Junte ½ copo de água, uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de suco de limão. Bata tudo no liquidificador e tome três colheres a cada oito horas.

Acelga – Relaxa a musculatura que causa o impulso do vômito. Prepare: Bata no liquidificador, coloque ½ xícara de folhas picadas de acelga e  ½ xícara de água. Tome duas colheres a cada oito horas.

Vinagre – Por possuir cheiro forte o vinagre ameniza os enjoos, impedindo o vômito. Prepare: Faça compressas utilizando uma medida de vinagre para uma de água e coloque sobre a testa da pessoa enjoada. Troque a cada meia hora.