Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Alguns alimentos que consumimos no São João são nutritivos, mas também, calóricos. Por exemplo, ao consumir apenas 3 copinhos de canjica, 400 calorias também são ingeridas. A maioria das receitas doces feitos com a típica comida junina é rica em sódio, o que dificulta se você tiver como foco o emagrecimento. Mas você pode continuar saboreando esse delicioso alimento e ainda evitar uns quilinhos extras.

A canjica também é uma fonte rica em nutrientes. Feita a base de milho que possui uma quantidade significante de fibras e vitaminas, ajuda na prevenção dos radicais livres, auxilio ao funcionamento do intestino, redução dos níveis de colesterol, redução dos níveis de glicose no sangue, prevenção de problemas cardíacos, aceleração do metabolismo para gorduras, prevenção de prisão de ventre, além de ser uma fonte de betacaroteno.

Receitas de canjica que não engorda para o período junino

Foto: Depositphotos

Conheça mais sobre os benefícios do milho

Preparo da deliciosa canjica light

Ingredientes

1 xícara de milho branco seco para canjica
1 pedaço de canela em pau
3 cravos da índia
1 pedaço de casca de limão (sem a parte branca)
2 xícaras (de chá) de leite desnatado
1 colher (de sopa) de amido de milho
12 g de adoçante em pó de uso culinário
Meia xícara (de chá) de leite de coco light
2 xícaras (de chá) de água
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Deixe o milho de molho em água fria por aproximadamente 12 horas. Escorra e cozinhe em panela de pressão com duas xícaras de água, a canela (em pau), o cravo e a casca de limão por cerca de 30 minutos. Aguarde a pressão reduzir, abra a panela e acrescente o leite, o amido de milho e o adoçante. Ferva a mistura, parcialmente coberta, por 10 minutos para engrossar um pouco, mexendo ocasionalmente. Adicione o leite de coco, aguarde levantar fervura e retire do fogo. Sirva quente ou frio polvilhado com a canela em pó.

Veja mais!