Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Na história, nenhuma figura feminina foi tão evidenciada ao longo dos tempos como Cleópatra. Conhecida como a ‘Rainha do Egito’, a governante ganhou fama pela sua imponência e vaidade.

Tanto que acabou servindo de inspiração para grandes artistas, que a idealizaram como a retratação da beleza, apesar da realidade não ser bem assim, visto que ela não era bela.

Ela sempre se apresentava arrumada, cheia de joias e demais adornos. Mas, Cleópatra escondia lá seus segredinhos. Ela fazia uso dos produtos naturais com finalidade manter a pele hidratada, cabelos sedosos e tantos outros pontos que evidenciam a vaidade feminina.

Entre os produtos naturais mais usados nos tratamentos de beleza de Cleópatra, destaque para o leite, a aveia e a babosa, também conhecida por aloe vera.

Quais eram os produtos naturais de beleza que a Rainha do Egito usava

Foto: depositphotos

Pelas propriedades naturais desses produtos, as técnicas e receitas usadas pela rainha acabaram passando de geração em geração, até chegar aos dias atuais.

Quem foi Cleópatra

Além de ícone da vaidade, Cleópatra governou o Egito por longos anos, assumindo o trono aos 17 anos, logo após a morte do seu pai. Cleópatra nasceu em 69 a.C., na cidade de Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande, no delta do Nilo.

Ela era filha do rei Ptolomeu XII Auleta e da rainha Cleópatra V. A Rainha do Egito tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com joias de ouro e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas, safiras e rubis), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.

Cleópatra chamava a atenção dos súditos e reis pela imponência com que conduzia o reino. Muitos dos seus tratamentos de beleza chamavam a atenção de muitos deles. É o caso do banho de leite que ela costumava tomar.

Tratamentos de beleza usados por Cleópatra

Esfoliação

Antes do banho em si, é indicado que se faça uma esfoliação. Isso ajudará a remover as células mortas, deixando-a mais hidratada. Para isso você vai precisar de aveia, mel e leite. Misture esses ingredientes até obter uma pasta, suficiente para espalhar por todo o corpo. Aplique-a com movimentos circulares leves.

Banho de leite

Usado como hidratante e esfoliante natural, o banho de leite de Cleópatra tinha também propriedade relaxante.

Ingredientes

-1 litro de leite de vaca ou cabra;
-Meia xícara de mel;
-10 gotas de óleo essencial de ylang-ylang ou gengibre;
-10 gotas de óleo essencial de rosas.

Com todos os ingredientes a mão, você vai misturá-los bem e acondicionar em um recipiente que possa ser levado ao banheiro. Caso você tenha banheira, basta enchê-la com água morna e despejar a mistura aos poucos. Fique com o corpo imerso na banheira pelo tempo que desejar. Isso trará efeito relaxante e hidratante para a pele.

Caso você não tenha banheira, o procedimento pode ser repetido da mesma forma, apenas usando o chuveiro para remover a mistura aplicada na pele.

Máscara hidratante

Para preparar a máscara hidratante usada por Cleópatra, segundo lendas do Egito Antigo, você vai precisar de uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma clara de ovo. Misture todos os ingredientes e aplique na pele do rosto. Deixe agir por 20 minutos. Depois, enxague com água morna.

Veja mais!