Propriedades do chá e pomada de arnica

A arnica pertence à mesma família dos girassóis e pode ser facilmente confundida com os mesmos, contudo se difere devido as suas folhas que possuem textura aveludada e com pelos, o que deu origem ao seu nome que significa “pele de cordeiro”. Tem origem nas regiões de clima temperado e pode ser encontrada abundantemente na América do Norte Ocidental. A planta possui um cultivo de adaptação difícil no Brasil, devido ao clima, mas podendo ser encontrada nos estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás, onde são cultivadas em campos rupestres. Sua espécie mais conhecida é a Arnica Montana, popularmente chamada de “Arnica Verdadeira”, “Arnica das Montanhas”, “Tabaco das Montanhas”, entre outros nomes.

Propriedades do chá e pomada de arnica

Foto: Reprodução

Propriedades da arnica

Esta planta é riquíssima em propriedades medicinais podendo ser usada como anti-inflamatória, tônica, analgésica, antisséptica, estimulante e cicatrizante. O uso da arnica é comum também entre esportistas por ser ótima para o clareamento de hematomas, para desfazer edemas e combater roturas de ligamentos, traumatismos e contusões musculares diversas. É também usada no tratamento de furúnculos, reumatismos e hemorragias.

Derivados da arnica

Pomada de arnica

A pomada, que é usada desde a antiguidade, é feita do extrato de flores verdes da arnica, e é vendida em farmácias e lojas de produtos naturais. Seu uso é externo e é indicado para problemas como: contusão, hematomas, dores musculares, artrite e artrose e traumatismos. É importante que a pomada seja aplicada ao menos três vezes ao dia no local afetado, acompanhada de uma leve massagem para potencializar seus efeitos.

Chá de arnica

O chá, que é feito com as flores da arnica, é utilizado como compressa para contusões, reumatismo, dores de cabeça e no alívio de inchaços sendo bastante benéfico para problemas de circulação. É importante destacar que o mesmo deve ser usado externamente, pois a planta possui substâncias que podem provocar vômitos, dores abdominais e aumento da pressão arterial.

Gel de arnica

O gel de arnica tem função bastante similar à pomada, contudo possui textura diferente e é feito a partir de um extrato concentrado natural da planta. Usado para dores diversas, traumas musculares, hematomas e torções. Pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso da arnica deve ser sempre acompanhado de indicações médicas, pois a planta possui substâncias tóxicas que podem causar irritações estomacais como as citadas acima (vômitos, dores abdominais), além de problemas circulatórios como arritmias cardíacas e aumento da pressão arterial. É contraindicado o uso durante a gravidez e em feridas expostas (sem pele).