Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Existe uma grande variedade de plantas e ervas que contribui para a saúde dos homens, proporcionando benefícios para o seu bem-estar físico e mental, agindo em condições causadas por hormônios específicos, nos órgãos masculinos ou determinadas circunstâncias fisiológicas e clínicas.

Algumas ervas podem auxiliar em casos de infertilidade, estresse, disfunção erétil, doenças ligadas à próstata e outros problemas.

Plantas e ervas que beneficiam a saúde do homem

Imagem de homem segurando cesta de vegetais

Foto: Depositphotos

Confira a seguir algumas plantas e ervas que ajudam a melhorar a saúde dos homens:

Ginseng

O ginseng (americano, coreano e o siberiano) melhora o funcionamento do sistema adrenal, que é responsável pela sintetização de importantes hormônios, como a aldoesterona, o cortisol, a testosterona, a adrenalina e a noradrenalina, além de elevar os níveis de energia e vitalidade.

Esta planta também pode fortalecer o sistema imunitário, regular a pressão arterial, tratar a disfunção erétil e reduzir a glucose sanguínea.

Tribulus terrestris

Desde tempos imemoriais, esta erva é utilizada no continente europeu para tratar disfunção erétil e para aumentar a libido. O tribulus terrestris é tradicionalmente utilizado por atletas para aumentar a produção do hormônio luteinizante e possui a capacidade de gerar maior circulação sanguínea na área genital, o que beneficia a ereção.

Maca-peruana

Também conhecida como maca-andina, a maca-peruana é popularmente conhecida como um potente viagra natural. Trata-se de um tubérculo rico em proteínas, hidratos de carbono complexos e ferro, que ajuda a melhorar a resistência física e aumentar a energia para o dia a dia.

Semente de abóbora

Com propriedades anti-inflamatórias, a semente de abóbora também é rica em zinco e é indicada para tratar doenças de próstata e do sistema urinário. Recomenda-se a ingestão de algumas sementes todos os dias.

Açafrão-da-terra

Rica em antioxidantes e fonte natural de curcumina, o açafrão-da-terra pode auxiliar no alívio da irritação dos músculos e estabilizar a microbiota do organismo, o que reduz as dificuldades urinárias em indivíduos que sofrem com problemas de próstata.

Raiz-dourada

Esta erva é indicada para os indivíduos que sofrem de estresse e fadiga, pois, devido às suas propriedades, melhora significativamente os desempenhos cognitivos.

Condições como o estresse e o cansaço prejudicam bastante a saúde sexual masculina, podendo causar redução da libido, diminuição da resistência física e impotência.

Noz-da-Índia

Com propriedades emolientes, a noz-da-Índia é indicada para tratar acne, cabelos ressecados, eczema e psoríase. Ao ser utilizada para tratar os cabelos, esta planta pode evitar a queda dos fios e fazer com que o cabelo cresça mais saudável, combatendo a calvície.

Veja mais!