Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ononis. Este é o nome da planta a qual também é conhecida como unha-gata. Tal espécie integra a família das fabaceae e é conhecida por apresentar flores e ter como seu habitat principal a região de Portugal. Entre as formas mais recomendadas de consumo para obtenção de seus benefícios medicinais, está o consumo do chá feito à base da ononis.

Variedades da planta ononis

A unha-gata pode ser classificada em três tipos, as quais são comumente encontradas em Portugal Continental e todas desprovidas de proteção por lei. Confira a seguir:

-Ononis spinosa subsp. Marítima
-Ononis spinosa subsp. Spinosa
-Ononis spinosa subsp. Australis

Outras características da unha-gata

A ononis é um vegetal também bastante conhecido como rilha-boi, gatinha e gatunha. Dotada de inúmeras propriedades medicinais, esta planta é arbustiva espinhosa e cujo seu habitat preferido se dá em áreas calcárias e argilosas, em terrenos considerados incultos, arrelevados com cursos de água e margens de caminhos.

Em geral, o período de floração desse vegetal ocorre entre os meses de abril a setembro. Entretanto, suas partes recomendadas para consumo humano ou uso medicinal corresponde às raízes, cuja colheita das mesmas pode ser realizada durante todo o ano.

Planta Ononis: benefícios para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios e propriedades medicinais da planta ononis

Considerada como um excelente agente diurético e anti-inflamatório, a unha-gata também tem seus rizomas, além das suas raízes, como partes indicadas para o consumo medicinal.

Esta planta é altamente recomendada para tratar problemas como cistite e pedras nos rins, apesar de até então nunca se ter tido comprovação, de fato, de tal efeito medicinal benéfico.

Consumo dessa planta

O consumo da planta ononis é feito em forma de chá. Podendo ser aplicada como antisséptica, estimulante da atividade renal e ainda como desintoxicante, a unha-gata age prevenindo e tratando problemas como pedras nos rins, gota, infecções intestinais e inflamações em geral.

Contraindicações e interações medicamentosas da ononis

Nunca se chegou a alguma comprovação de contraindicações relacionadas ao uso da planta unha-gata. Todavia, há vários estudos sobre tal vegetal que abordam e defendem a não utilização do mesmo devido nunca ter se chegado, de fato, a uma comprovação capaz de sustentar o seu dito poder medicinal. Entretanto, também não há nenhuma recomendação para que o consumo da mesma seja abolido.

Veja mais!