Publicado por Gabriely Araújo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A pedra ume caá, que também é popularmente conhecida como cambuí, é uma erva arbustiva que pode atingir um porte médio e pertence à família Myrtacae. Ela cresce nas regiões mais secas da Amazônia e em algumas regiões secas pelo Brasil. Possui diversas propriedades que a tornam benéfica para o nosso organismo e seu uso como planta medicinal é datado de anos atrás e foi iniciado pelas tribos nativas do Brasil, grandes conhecedoras das propriedades das plantas.

Pedra Ume Caá

Foto: Reprodução

Na década de 60, mais precisamente no ano de 1965, a pedra ume caá foi apelidada como insulina vegetal pelo médico e herbalista brasileiro Osvaldo Cruz, que trinta anos mais tarde juntamente com outros pesquisadores registrou ações da mesma erva que a tornava eficaz para o tratamento da diabetes, doença que provoca a má produção de insulina pelo pâncreas prejudicando o bom funcionamento do organismo. Desde então a insulina vegetal se tornou um remédio popular para o tratamento da diabetes não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.

Benefícios e propriedades da pedra ume caá

Além de um medicamento para a diabetes, a pedra ume caá é indicada para os seguintes casos: colesterol, aftas, diarreia, hipertensão, hemorragias (uso como adstringente), tônico cardíaco, prevenção de neuropatias diabéticas, dieta para emagrecimento, enterite, hemorroidas, problemas renais, inflamações de útero e ovário, reumatismo, problemas de má circulação sanguínea.

Propriedades: Antidiarreica, Hipoglicêmica e Adstringente.

Princípios Ativos: Astragalina; Flavonoides; Alcalóides; Glicosídeos; Ácidos orgânicos; Saponinas.

Principais compostos químicos: Flavonois, flavanonas, mirciacitrinas 1 e 2; glucosides de acetofenona, mirciafenona 1 e 2 quercitrina, miricitrina, guaijaverina, e desmantina; beta-amirina, catechina, ácido gálico, ácido ginkgoico, mearnsitrina, mirciacitrin V, mirciafenonaB, quercitrina.

Contraindicações: O uso da pedra ume caá fica proibido para gestantes e lactantes.

Parte usada da planta: Folhas

Receita

Para o uso caseiro da pedra ume caá é indicado seu consumo na forma de chá. Prepare o mesmo com duas colheres de sopa da erva para cada litro de água e leve ao fogo deixando em repouso até que alcance a fervura. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Seu consumo deve ser feito de duas a três vezes ao dia.

Atenção

É imprescindível citar aqui que o uso da pedra ume caá por pessoas com diabetes e problemas de hipertensão deve ser acompanhado por um médico competente. Nada de começar um tratamento por conta própria, pois, mesmo se tratando de uma erva com uso medicinal seu uso irrestrito pode oferecer riscos.

Veja mais!