Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Há alguns anos os caboclos de regiões brejeiras descobriram que certa planta herbácea era eficiente para melhorar dores, edemas e contusões. Essa planta ficou conhecida como cana-do-brejo, cana-do-mato, cana-branca e também cana-de-macaco. Ela possui uma haste ereta que chega até dois metros de altura, sua cor é um verde bem clarinho, as folhas são espiraladas, invaginantes e as flores têm cores variadas. Acontece que a cana-de-macaco é uma planta brasileira que tem diversas propriedades que beneficiam a saúde. O colmo e as folhas podem servir de ingredientes para chás, decocções, cataplasmas e outros meios para fazer remédios naturais. Confira a seguir quais são essas propriedades e em que a planta pode ser útil.

Os benefícios e propriedades da cana-de-macaco

Foto: Reprodução

Para que a cana-de-macaco serve?

São várias as condições que são beneficiadas com o uso dessa planta. Quem sofre de amenorreia, arteriosclerose, blenorragia, cálculo nos rins, cancro, cistite, corrimento, contrações (use a cataplasma), dificuldade para urinar, distúrbios menstruais, doenças venéreas (beba o sumo), dores nas costas, dor reumática, dor nefrítica (trate com a infusão), gonorreia, hérnia (trate com cataplasma), hidropisia, inchaço (trate com a cataplasma), inflamação, insuficiência cardíaca, leucorreia (trate com a decocção), problemas na bexiga, problemas nos rins, reumatismo, sífilis, uretrite e úlcera. Há também algumas possibilidades de ajudar nos tratamentos de certos tumores.

Propriedades

Entre as propriedades da cana-de-macaco estão os poderes: antidiabéticos, anti-inflamatórios, antirreumáticos, aperitivos, calmantes para excitações nervosas e cardíacas, depurativos, diuréticos e tônicos.

Quatro maneiras de usar a cana-de-macaco

  • Cataplasma: Usa os rizomas e/ou hastes secos transformados em pó.
  • Decocção: Pode ser feita com 50 gramas do rizoma e hastes para 1 litro de água.
  • Chá: Feita com 20 gramas de folhas e hastes novas para 1 litro de água. Beba de 4 a 5 xícaras por dia.
  • Sumo: Basta diluir 5 gotas do concentrado das hastes em uma colher de chá de água e beber de 2 em 2 horas.

Contraindicações

Quem está grávida ou em período de lactação não deve fazer uso da cana-de-macaco, exceto se for prescrito pelo médico. É importante não fazer o uso prolongado dessa planta, por que poderá acarretar em surgimento de urólitos. Em qualquer caso é sempre bom buscar ajuda médica antes de se automedicar, afinal os remédios naturais são tão perigosos quanto os manipulados quimicamente.

Veja mais!