Publicado por Katharyne Bezerra
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O gergelim foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século XVI. A planta possui inúmeras substâncias capazes de auxiliar as pessoas a terem uma vida mais saudável e equilibrada, para tal basta adicioná-lo nas refeições diárias. É possível encontrar as sementes de gergelim de três cores: branca, preta e marrom. Porém, as taxas nutricionais de todos são as mesmas.

Gergelim, uma fonte de fibras

Por conter uma excelente quantidade de fibras em sua composição, o gergelim é um excelente agente para facilitar a digestão, combater o colesterol e o diabetes, além de auxiliar no emagrecimento. A planta possui um papel importantíssimo no que diz respeito ao funcionamento correto do intestino, uma vez que a mesma controla e facilita a digestão dos alimentos.

Com a função de reduzir as taxas de diabetes e de colestrol, o gergelim é um braço direito para os que sofrem com gordura e altos índices de açúcar no sangue, pois o mesmo transporta e auxilia na eliminação dessas substâncias nocivas à saúde humana.

Suas fibras ajudam no aumento da saciedade, atuando na velocidade de absorção dos nutrientes. Sendo assim, a planta consegue retardar a sensação de fome e, por consequência, se torna um aliado de quem está enfrentando problemas com excesso de peso.

Gergelim é um excelente agente para facilitar a digestão

Foto: Pixabay

Outras propriedades e benefícios do gergelim

  • Cálcio: Ajuda na manutenção de ossos fortes e saudáveis. Além de agir em mulheres grávidas, no sentido de auxiliar na formação do esqueleto dos bebês.
  • Sesamina: Substância que atua no controle da hipertensão;
  • Antioxidantes: Por possuir essa propriedade em sua composição, o gergelim é capaz de melhorar a elasticidade da pele e desenvolve forte poder rejuvenescedor em células;
  • Ácido Linol: Encontrado na casca do gergelim, age na parede intestinal e ativa uma melhor circulação sanguínea, figurando como bastante eficaz no tratamento de hemorroidas.

Além dessas propriedades, a planta é rica em diversos minerais como ferro, magnésio, fósforo, cobre e cromo, além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B.

Gergelim nas refeições

A forma ideal de comer o gergelim é em seu estado cru e com cascas, pois é a maneira mais segura de conseguir ingerir todos os nutrientes e aproveitar os benefícios oferecidos pela planta.

Mas, para quem não possui o costume de comer os seus grãos, a dica é investir em pães ou outras massas integrais que possuem esse produto em suas composições. Depois de habituar o organismo ao gergelim, comece a adicioná-lo em suas refeições diárias, como no arroz, feijão etc.

Agora, se o objetivo é o usar o gergelim como agente emagrecedor, a receita é usar uma colher das de sopa com grãos em um copo de iogurte, sem tirar o gosto do líquido, a receita vai ampliar a sensação de barriga cheia. O ideal é tomar a mistura antes do almoço ou do jantar, assim você acaba pegando mais leve na quantidade de comida a ser ingerida.

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