Os benefícios da batata para saúde

Um dos alimentos mais consumidos no mundo, a batata é apreciada por praticamente todas as pessoas, graças ao seu poder de conseguir se adaptar bem a todo tipo de prato, desde saladas até pratos quentes, e de conseguir variar de sabor de acordo com o modo de preparo, como a batata cozida e a frita. Mas mais gostoso que o sabor da batata são os benefícios que ela traz para a saúde. E você sabe quais são eles?

Os benefícios da batata para saúde

Foto: Reprodução

A batata

A batata é um tubérculo famoso no Brasil, muito utilizado em forma de purê, frito, cozido, e como ingrediente importante em assados e uma infinidade de pratos quentes. As variedades de batatas é grande, e a mais consumida no Brasil é a doce e a Inglesa, que ao contrário do que sugere o nome, não é originária da Inglaterra e sim da região dos Andes.

O valor nutricional

Cientistas estão cada vez mais estudando as propriedades da batata, que passou muito tempo sendo considerada pouco nutritiva, e os resultados tem sido bem estimulantes.

Descobriu-se que a batata é rica em componentes nutritivos e benéficos à saúde, um dos mais importante deles, a Quercetina, é um poderoso antioxidante, capaz até de inibir o crescimento de tumores de mama! São encontrados também Triptofano e Lítio, indicados no combate contra a depressão, e Patatina, outro potente antioxidante, que evita o envelhecimento precoce das células do corpo.

Fibras e carboidratos também são encontrados em grande quantidade na batata, que é rica em vitamina C, vitamina B6, vitamina B16, amido, além de vários sais minerais, como ferro, cálcio, potássio e fósforo.

Os benefícios à saúde

É enorme o número de doenças e pequenos males que são combatidos ou amenizados com a inclusão da batata na dieta de forma regular. Alguns dos seus maiores benefícios são sentidos no aparelho digestivo: a batata previne a prisão de ventre, diminui a capacidade de absorção do colesterol ruim pelos intestinos, é rica em uma fibra insolúvel que protege o organismo contra o câncer de cólon e protege o estômago de formação de úlceras e melhora a qualidade de vida de quem já foi atingido pela doença.

Mas os benefícios causados pelo consumo da batata não param por aí:  Ela ainda ajuda o corpo a manter os níveis de glicose do sangue dentro da normalidade, pois as fibras contidas nela retardam a absorção de açúcar pelo organismo.

As células neurológicas também agradecem quando você come batata, isso porque a alta concentração de vitamina B6 aumenta a criação de neurotransmissores, necessários na transmissão de impulsos nervosos entre um neurônio e outro.

E essa Vitamina B6 ainda ajuda o corpo na hora da atividade física, melhorando a performance atlética.

Receitas caseiras com o tubérculo

- Contra olheiras: Corte duas rodelas de batata e coloque sobre os olhos durante dez minutos.

- Suco de batatas contra dores no estômago: Faça o suco de batata no liquidificador com um pouco de água e algumas batatas. Tome todos os dias, 3 xícaras antes das refeições, até as dores passarem.