Publicado por Débora Silva
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O sódio é um alimento importante para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda a manter a saúde do coração e dos músculos. No entanto, o excesso de sódio encontrado nos alimentos industrializados, como os salgadinhos, molhos prontos e fast food, é prejudicial à saúde, podendo levar a complicações como hipertensão, sobrecarga dos rins, desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), infarto e aneurisma. Também pode causar retenção de líquidos e consequente sensação de inchaço. Para evitar problemas, é necessário estar atento à ingestão de alimentos ricos no mineral.

Sal e sódio não são sinônimos

Embora as palavras “sal” e “sódio” sejam utilizadas comumente como sinônimos, é importante esclarecer que elas não significam a mesma coisa, pois o sal é composto pelos minerais sódio e cloreto.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto pode consumir, no máximo, 2000mg (ou 2g) de sódio por dia, o que equivale a 5g de sal. Atualmente, os brasileiros ingerem mais do que o dobro da quantidade recomendada.

Os alimentos que são ricos em sódio

Foto: Reprodução/ internet

Reduzir o consumo de sódio não é tão fácil, pois ele está presente em alimentos que, às vezes, nem sabemos. Os principais alimentos naturais ricos em sódio são de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite, e podem ser consumidos diariamente, pois contribuem para o bom funcionamento cardíaco e muscular. O problema está naqueles alimentos que contêm excesso do mineral, como temperos prontos, salgadinhos industrializados, vegetais enlatados, queijos, sopas e caldos prontos, defumados, fast food, bolachas e bolos processados.

Alimentos ricos em sódio

Para consumir a quantidade recomendada de sódio ao dia e manter a boa saúde é importante evitar os alimentos que são ricos nesse mineral. Para isto, confira a seguir quais são os alimentos que contêm excesso de sódio:

  • Molho de soja – O shoyu, bastante utilizado na culinária japonesa, é rico em sódio. Uma colher de sopa do molho contém 297mg do mineral.
  • Macarrão instantâneo sabor galinha caipira – Apenas um pacote do alimento tem cerca de 1900mg de sódio.
  • Lasanha congelada sabor bolonhesa – Assim como grande parte dos congelados, este alimento é rico em sódio. Uma porção contém aproximadamente 1720mg de sódio.
  • Queijo cottage – Apesar de ser pouco gorduroso, uma porção de 115g deste alimento contém 459mg de sódio.
  • Sopa instantânea de caneca, sabor cebola – Um pacotinho que rende uma caneca de 300ml possui cerca de 1000mg de sódio.
  • Queijo parmesão – Apenas 30 gramas do alimento têm 500mg do mineral.
  • Presunto fatiado – Cerca de três fatias de presunto possuem 697mg de sódio.
  • Queijo mozzarella sem gordura – Apesar de ser tido como light, este alimento possui 840mg do mineral em uma porção.
  • Pizza congelada – Em apenas uma fatia de pizza estão presentes aproximadamente 700mg de sódio.
  • Molhos prontos – Uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400mg do mineral.
  • Atum light enlatado em água – Este alimento é uma opção de muitas pessoas que desejam emagrecer, porém é importante saber que ele apresenta 382mg de sódio em uma porção de pouco menos de uma lata.

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