Publicado por André Luiz Melo
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Conhecida também como piridoxina, a vitamina B6 é um nutriente solúvel em água que integra o grupo das vitaminas do complexo B. A mesma é considerada um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano e laborioso. É a vitamina B6 a responsável por produzir a herme em células vermelhas do sangue humano, as quais conduzem oxigênio para todo o organismo, e ainda por atuar como agente metabolizador de alimentos em energia para o corpo.

A vitamina B6 é considerada o nutriente essencial para diminuir os níveis de estresse no ser humano, reduzir as reações pré-menstruais, por tratar a depressão, por tornar mínimo os níveis de colesterol, por diminuir os risco de cárie dentária e ainda atua na manutenção da atuação do cérebro no corpo e na saúde dos nervos. Irritabilidade, fadiga, inchaço da língua, formações na pele e escala da boca, depressão, convulsões e fraqueza são os principais problemas decorrentes da ausência da vitamina B6 no organismo. Confira a seguir os principais alimentos fontes desse nutriente.

Alimentos ricos em vitamina B6

Os alimentos fontes de vitamina B6

Foto: Reprodução/ internet

Verduras e legumes

Entre todos os vegetais, existem aqueles que são dotados de elevados níveis de vitamina B6 para o organismo, são eles: ervilha, inhame, brócolis, aspargos, nabos, pimentão, espinafre e batatas cozidas com pele. Todos esses alimentos também são desprovidos de altas dosagens de gorduras e possuem outros excelentes nutrientes e vitaminas para o corpo.

Sementes e nozes

Capazes de fornecer altas doses de vitamina B6, as nozes, avelãs e as sementes de girassol, por exemplo, levam ao organismo uma média de 0,6 mg desse nutriente.

Farelo e grãos integrais

Farelo, pão integral, entre outros alimentos desse grupo, são excelentes fontes de vitamina B6: a cada 100 gramas do gérmen de trigo, por exemplo, é possível obter 3 mg da mesma.

Leguminosas e feijão

Soja, feijão, grão de bico e lentilha são exemplos de alimentos desse grupo capazes de fornecer bons níveis diários de vitamina B6 para o corpo.

Carne

Peru, carne de boi, carne suína e frango constituem fontes recomendáveis de vitamina B6 para o organismo. Um peito de frango grelhado e um de peru nas mesmas condições, por exemplo, conseguem proporcionar ao corpo 0,64 mg e 0,54 mg de vitamina B6, respectivamente. A recomendação para acrescentar as carnes numa dieta diária é consumi-las tanto no almoço como em lanches.

Peixes

Igualmente as carnes, os peixes também são alimentos dotados de excelentes níveis de vitamina B6. Salmão, truta, atum, linguado, albacora, alabote, pargo, anchova e bacalhau são exemplos das espécies que mais possuem esse nutriente. Uma porção de albacora, por exemplo, chega a fornecer ao organismo 1,8 mg de vitamina B6, enquanto que uma porção de pargo alcança 0,52 mg desse nutriente. O alabote, por sua vez, fornece, em média, 0,45 mg.

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