Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Fruta típica de países tropicais, a laranja é encontrada facilmente no Brasil. Nativa da China, hoje é cultivada em muitas partes do mundo e dela, além do consumo ao natural e de seu suco, habituais aqui no Brasil, existe ainda o seu uso como óleo essencial da laranja.

Óleo de laranja - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios do óleo de laranja

O óleo extraído da laranja é digestivo, estimulante, hidratante, controla os processos hídricos, estimulante do sistema linfático, sedativo e depurativo. O segredo que envolve suas propriedades está no alto teor de monoterpenos, que são as menores moléculas que compõem os óleos essenciais. Desta forma, penetram com maior facilidade em todos os tecidos e células de nosso corpo e possuem poderosa ação solvente de lipídeos. Para extrair cerca de 1 kg de óleo, são necessários 200 kg da fruta.

É indicado com finalidade terapêutica como estimulante digestivo, regulador do sistema linfático e insônia. É também usada para tratamentos de problemas emocionais como a depressão, tensão nervosa e estresse. Já para fins estéticos, o óleo pode ser usado para combater celulites, obesidade, retenção hídrica, equilibrador e amaciante da pele e dos cabelos, além de ser uma boa alternativa para estimular a perda de peso. No geral, os óleos cítricos contêm efeitos repelentes e inseticidas eficazes em muitos tipos de inseto.

Como usar?

Seu uso pode ser feito por meio de massagens, banhos de imersão, compressas, inalações, escalda-pés, aromatização de ambientes e para passar roupas. O produto deve ser misturado à água antes de ser aplicado. Quando usar em banheiras, utilize no máximo quatro gotas para uma de tamanho médio. Se houver excesso do produto na água, podem ocorrer irritações na pele.

Extração e aplicações do produto

O óleo de laranja é extraído da casca da fruta por meio de pressão simples. O produto é usado em sabonetes, xampus, balas, bebidas, produtos de limpeza, entre outros.

Contraindicações e precauções

Conserve o óleo em local fresco e ao abrigo de luz, e mantenha fora do alcance de crianças. Em caso de sensibilidade, suspenda o uso. Ao utilizar o produto para massagens, evite exposição ao sol, pois por ser feito de fruta cítrica, pode causar queimaduras manchas de pele.

Veja mais!