Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Quem procura emagrecer de maneira saudável e ainda não adicionou o gergelim ao cardápio, chegou a hora! Essa semente é chamada de sésamo em alguns lugares e constantemente passa despercebida em cima do pão do hambúrguer. Mesmo sendo bastante negligenciado, esse é um dos alimentos mais ricos em fibras que ajudam os intestinos a se manterem saudáveis. Além de encontrar o gergelim in natura, é possível também encontrar a versão in oil (óleo), que traz os benefícios mais concentrados.

Óleo de gergelim para quem deseja emagrecer

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios do gergelim

O óleo dessa semente é mais concentrado do que a própria semente em si. Ele é rico em proteínas, minerais (como o cálcio e ferro), vitaminas (como B1, B2 e E), fibras e ômega 3. Existem três tipos: o branco, marrom e preto, sendo o primeiro aquele mais consumido no Brasil. Apesar de que todos possuem os mesmos benefícios, o gergelim preto é mais potente na questão de ser antioxidante, pois possui mais óleo na composição. Conheça outros benefícios:

  • Por ser antioxidante, previne o envelhecimento precoce;
  • É laxativo e emoliente, lubrificando os intestinos;
  • Evita a prisão de ventre, consequentemente o surgimento de hemorroidas e o câncer de cólon;
  • É anti-inflamatório e pode ser usado para tratar inflamações até na garganta;
  • Regula o colesterol, pois tem ácidos graxos insaturados em sua composição;
  • É rico em cálcio, sendo benéfico para os ossos;
  • Contem ômega 3 na composição, que ajuda a diminuir inflamações e o aumento da circunferência da cintura.

Emagrecendo com o óleo de gergelim

Emagrecendo com o óleo de gergelim

Foto: Reprodução

Para emagrecer, o óleo de gergelim é bastante eficaz. Ele consegue aumentar aquela sensação de saciedade, já que suas fibras ajudam a aumentar o tempo da digestão, enganando o organismo com a mensagem de que está bem alimentado. O segundo ponto sobre o emagrecimento é que esse óleo consegue inibir a vontade de comer massas e doces, ou seja, para quem é apaixonado por macarrão, pão, chocolate e outras guloseimas, mas deseja perder peso, é ideal.

Outros pontos que já foram citados é seu poder anti-inflamatório, que ajuda a diminuir a circunferência do abdome, e sua capacidade laxativa, que também é um fator que emagrece bastante.

Como consumir o gergelim da melhor forma?

Quando não está no topo do pão, o gergelim pode aparecer em vários outros alimentos. As sementinhas podem ser adicionadas a frutas, bolos, sucos ou outras comidas. Já o óleo vai como ingrediente de várias receitas. Ela acaba ajudando nos casos de pessoas que sofrem com desgaste físico, problemas no sistema nervoso, disfunção erétil ou alterações no sistema cardiovascular. Outra maneira em que o óleo se dá bem é quando bochechado, pois assim vírus e bactérias da boca e garganta são eliminados.

Lembre-se: Se você não é acostumado a consumir o gergelim, adicione essa semente gradativamente no cardápio. Por ser muito rico em fibras insolúveis, pode acabar irritando as paredes intestinais, se for ingerido em excesso.

Veja mais!