Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A cada dia o óleo de fígado de bacalhau vai ficando mais conhecido entre os brasileiros. Ele é uma ótima fonte para as vitaminas A, D e K, além de ter ácidos graxos e ômega 3 em sua composição. Conheça alguns benefícios que podem ser adquiridos com o uso desse óleo e confira se ele será eficiente para entrar na sua dieta.

Óleo de fígado de bacalhau

Foto: Reprodução

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

  • É antioxidante, prevenindo contra o envelhecimento precoce;
  • Otimiza o sistema imunológico, em destaque nos pacientes portadores de HIV;
  • Ajuda nos casos de hipotireoidismo;
  • Melhora um pouco os casos de deficiência de vitamina A nos idosos com diabetes tipo 2;
  • Ajuda o organismo a absorver o cálcio, evitando raquitismo e osteomalácia;
  • Age beneficamente sobre as membranas e células da pele;
  • Contribui para o equilíbrio dos hormônios, principalmente em mulheres durante a TPM, evitando as grandes oscilações de humor;
  • Reduz efeitos de inflamações e alergias.

*Lembre-se: é importante ingerir bastante cálcio depois de acrescentar esse óleo no cardápio diário, pois não faz bem colocar muita vitamina D no organismo sem que esse mineral esteja na quantidade necessária.

Cuidado para não confundir!

O óleo de fígado de bacalhau nada se compara com o óleo comum de peixe. Além de cada um ter propriedades diferentes, o óleo de fígado de bacalhau é, de fato, mais saudável.

Onde encontrar?

É fácil encontrar no supermercado mais próximo da sua casa vários tipos de óleo de fígado de bacalhau, no entanto só algumas versões são mesmo saudáveis e ideais para a dieta. Para saber diferenciar os mais genéricos dos ideais só basta dar uma lida na lista de ingredientes contidos no rótulo do produto. Se encontrar informações afirmando a presença de aromatizantes, óleo de soja, sabor artificial, corantes ou outros elementos suspeitos, suspenda a compra.

Andou por todos os supermercados, mas ainda assim não encontrou o óleo de fígado de bacalhau ideal para o seu caso? Procure uma farmácia de manipulação. Em alguns casos esses estabelecimentos pedem receita médica para a venda do produto, portanto visite um profissional antes, pois ele poderá receitar a quantidade certa para ser ingerida.

Drogarias comuns também costumam vender o óleo de fígado de bacalhau em cápsulas e não pedem a receita médica. Embora a opção seja atraente, é perigosa, por isso é importante ir ao médico antes. Marque a consulta e converse sobre a possibilidade de inserir o óleo em sua dieta.

Veja mais!