Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muito usado principalmente na Culinária Japonesa e na Culinária Chinesa, o vinagre de arroz integral é usado como ingrediente para diversos pratos, mas também atua como um poderoso medicamento natural.

Trata-se de um produto feito por meio de um processo bastante parecido com o do vinho de arroz, que é baseado na fermentação do vinho de arroz, mais as bactérias que transformam o álcool em ácido, transformando, consequentemente, o vinho em vinagre. Existem, entretanto, diversos tipos de vinagre de arroz.

Imagem de grãos de arroz

Foto: Pixabay

Entre eles, estão o vinagre de arroz preto (de coloração escura), o vinagre de arroz vermelho (muito usado em molhos), o vinagre de arroz marrom (que é, supostamente, mais rico quando se trata de nutrientes) e o vinagre de arroz branco (incolor ou amarelado), que é o mais popularmente usado nas receitas.

Vinagre de ovo

O vinagre feito com o arroz integral apresenta uma quantidade impressionante de aminoácidos, sendo em torno de cinco vezes mais do que nos vinagres normais. Além disso, contém ácidos orgânicos, sendo usado para produzir remédios potentes, como o vinagre de ovo. Nesse medicamento, o ovo cru inteiro é imerso em um copo de vinagre de arroz, onde fica por sete dias até que se dissolva o ovo, quase que completamente.

A membrana transparente, normalmente, é a única parte que não se dissolve, e é descartada no processo. Esse vinagre é ingerido três vezes ao dia, e acredita-se que era consumido pelos guerreiros samurais para adquirir força e poder, além de uma vida longa e saudável.

Quais são os benefícios?

Além desse medicamento feito com o vinagre e com o ovo, o vinagre de arroz também pode ser útil para combater a sensação de cansaço excessivo, assim como seus efeitos que envolvem as cãibras musculares – causadas pela quantidade de ácido lático no sangue em excesso. Ajuda ainda, em decorrência da presença de ácido acético, a aumentar a capacidade de o sistema digestivo absorver os nutrientes, minerais e vitaminas presentes nos alimentos. É um excelente desintoxicante do corpo, ajudando o organismo a livrar-se de toxinas e a revitalizar suas energias.

É um fortalecedor do sistema imunológico, combate os radicais livres, o colesterol ruim, o acúmulo de gorduras e ainda é um excelente cicatrizante natural, principalmente em casos de queimaduras, picadas de insetos, acnes e cortes superficiais, pois o vinagre, ao ser absorvido pela pele, ajuda a estimular a circulação sanguínea, além de promover a regeneração da pele.

Veja mais!