Publicado por Gihan Hodroj
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A mostarda negra é uma planta medicinal que também pode ser usada como condimento na cozinha. Conhecida também como mostardeira, seu nome científico é Brassica nigra sinapis alba e é facilmente encontrada em lojas naturais, feiras de condimentos e até em alguns supermercados. As partes utilizadas para uso medicinal são as folhas e as sementes. Prefira usar as sementes em pó, facilita sua diluição em água.

Mostarda negra

Foto: Reprodução

Suas folhas tem um aspecto diferente, são cobertas de pelo e as suas folhas são amarelas, as sementes têm uma consistência dura e as cores variam do marrom para o preto.

Benefícios e propriedades

Suas propriedades são principalmente antibióticas, combate resfriados, bronquite, libera obstrução nasal. Além disso, estimula a circulação do sangue, é antibacteriana e antifúngica. Cura também dores de cabeça, de garganta e combate a falta de apetite.

Como usar?

O uso dessa planta varia, ela pode ser usada como cataplasma para compressas (forma pastosa) ou misturado em água. Para tratar a bronquite coloque a compressa em cima do peito e não deixe passar de cinco minutos.

Misture a semente em um copo com água e beba de 1 a 2 vezes por dia, isso fortalecerá o sistema imunológico do corpo contra a gripe e ajudará a curar completamente dores de garganta. Para quem sofre de enxaqueca também pode contar com essa medida para aliviar as dores chatas que insistem em incomodar.

Algumas crianças sofrem muito com a falta de apetite na infância, uma ajuda para as mães darem suporte aos filhos é dar um copo de manhã com essa mistura de mostarda, aos poucos a fome voltará.

Para utilizar essa planta na cozinha é simples: limpe bem as folhas e coloque na receita de seu agrado. Com certeza o prato ficará com um cheirinho delicioso e dará um toque apimentado para a receita.

Como fazer compressas de mostarda

Em uma chaleira com água morna, colocar 110 g de sementes de mostarda em pó, mexa até formar uma consistência grossa. Espalhe sobre uma gaze e deixe 15 minutos sobre a região afetada.

Como misturar a semente com água

Pegue 25 g de mostarda em pó e misture em um copo com água. Mexa bem. Se quiser optar por praticidade, faça uma jarra e deixe guardado na geladeira, não tem problema.

Contraindicações

Essa planta é contra indicada para grávidas e pessoas que sofram com problemas gastrointestinais. Seu uso excessivo pode causar náuseas, irritação na epiderme ou mucosa e irritações graves. Evite o contato com os olhos. Antes de começar a usar a planta, recomenda-se que consulte um médico.

Veja mais!