Mão de Deus – Benefícios dessa planta e seu chá

Você conhece a Mão de Deus? A planta herbácea que leva esse nome curioso é conhecida cientificamente como Tithonia diversifolia e pertence à família botânica Asteraceae. No Brasil, também é conhecida por margaridão-amarelo, minigirassol, girassol-mexicano, boldo-japonês, titônia e flor do Amazonas, mas certamente recebe muitos outros nomes mundo afora, já que também é possível encontrá-la em outros países da América do Sul (na Colômbia, por exemplo, onde suas origens estão), América Central, Ásia e África. Inclusive, em cada país é conhecida por um uso diferente:

Mão de Deus – Benefícios dessa planta e seu chá

Foto: Reprodução

Em Cuba: os cubanos costumam tratar contusões com as folhas da Mão de Deus maceradas com álcool, podendo substituir a também famosa e eficaz arnica.

Na Colômbia: os colombianos utilizam a planta em vários casos, mas geralmente fazem a decocção das folhas da Mão de Deus para tratar espasmos e problemas variados no fígado.

Na China: os chineses utilizam a Mão de Deus para tratar e prevenir diabetes de todos os tipos.

No Congo: muitos habitantes utilizam as folhas da planta para tratar diarreias.

Características da planta

  • Arbusto perene, vigoroso, ereto e ramificado.
  • Pode atingir até 3 metros de altura.
  • Suas folhas podem ser inteiras ou com vários recortes.
  • Possui grandes flores amarelas e vistosas.
  • Ela se propaga através da brotação de ramos, sementes e estacas.

Benefícios da Mão de Deus

Quanto aos seus benefícios, podemos citar vários, começando pela ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos. Ela também é anti-inflamatória, ameniza os dois tipos de diabetes (e atua na prevenção da mesma), trata dores de cabeça, atenua diarreias, acaba com a febre, atua no tratamento da malária e da ascaridíase.

Talvez, seu maior benefício seja o poder de amenizar a síndrome da abstinência que atinge ex-usuários de drogas psicotrópicas (Álcool e fumo, por exemplo). Ela é muito utilizada através de seu chá, nesses casos. Os pacientes deste tratamento dizem que, enquanto utilizaram a planta, seus organismos sentiam-se enjoados só de pensar em utilizar álcool ou fumo. Muitos conseguiram superar o vício após o uso da Mão de Deus.

Receita do seu chá

A forma mais utilizada da planta é o chá, feito a partir das suas poderosas folhas. Veja a receita.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa das folhas da planta trituradas

– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque as folhas trituradas e a água para cozinhar por 4 a 5 minutos, a partir do momento em que a mistura levantar fervura. Depois que retirar do fogo, tampe e deixe repousando por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, na temperatura que preferir.