Publicado por Débora Silva
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A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um rizoma de amido nativo da América do Sul, sendo cultivado em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Rico em fibras, vitaminas e carboidratos, este alimento proporciona diversos benefícios para a nossa saúde e beleza, inclusive na dieta.

Propriedades e benefícios da mandioca

A mandioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono (carboidratos), além de conter em sua composição a vitamina B9 e C, cálcio, magnésio, manganês e cobre.

Mandioca possui efeitos benéficos para saúde e beleza

Foto: Pixabay

Confira a seguir os benefícios proporcionados pela mandioca:

  • Por ser rica em vitamina C, este alimento aumenta a resistência do sistema imunológico e melhora a aparência da pele. Algumas variedades da mandioca, como a dourada e a gema de ovo, são fontes de betacaroteno e licopeno, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres que, em excesso, provocam o envelhecimento precoce e o surgimento de várias doenças, inclusive o câncer;
  • A mandioca é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo, no processo de digestão, produção de DNA e no crescimento e desenvolvimento do corpo;
  • Fonte de fibras vegetais, este alimento ajuda no adequado funcionamento do trânsito intestinal;
  • É rica em amido e pode ser consumida por pessoas celíacas (que têm intolerância do glúten), pois não contém essa substância;
  • Fonte de saponinas, que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. A presença destes compostos auxilia no controle dos níveis de colesterol;
  • O manganês, mineral presente na mandioca, atua na melhoria do funcionamento mental do indivíduo, além de ajudar no processo de digestão e absorção dos alimentos;
  • Devido às suas propriedades, a ingestão de mandioca protege o coração, alivia a hipertensão, reduz os riscos de diabetes tipo II e da frequência de enxaquecas, alivia os sintomas da TPM e previne as crises de epilepsia;
  • Este alimento aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar;
  • Favorece a absorção de ferro e atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos.

Mandioca na dieta?

Muitas pessoas evitam o consumo de mandioca por pensarem que este alimento pode fazer com que os ponteiros da balança subam. Mas não é bem assim.

A mandioca realmente é rica em carboidratos e oferece 125 calorias em cada 100 gramas, enquanto que a mesma quantidade de batata fornece 52 calorias. No entanto, a mandioca é rica em fibras, o que faz com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos, proporcionando a sensação de saciedade. Além disso, as fibras também ajudam a regular o intestino, ajudando a reduzir o inchaço abdominal.

Embora tenha todos os benefícios citados, as pessoas que desejam utilizar o alimento como aliado na perda de peso devem tomar alguns cuidados. O segredo é utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. O jeito de prepará-la também faz diferença na balança: frita não vale, o recomendado é cozinhá-la e servir com um pouco de azeite ou margarina light.

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