Jalapa – Benefícios da planta e receita de seu chá

Você já ouviu falar em jalapa? Essa planta da família das trepadeiras, muito comum no Nordeste brasileiro, graças ao clima quente e úmido, é muito utilizada na forma de chá pela medicina natural por conseguir combater e aliviar diversos tipos de doenças, que vão desde dor de cabeça até prisão de ventre. Em contrapartida a grande quantidade de benefícios que o consumo do chá de jalapa traz, alguns cuidados devem ser tomados no que diz respeito a dosagem a ser ingerida, pois em grande quantidade o chá pode causar náuseas e dores espasmódicas.

Jalapa - Benefícios da planta e receita de seu chá

Foto: Reprodução

Jalapa

Essa planta, conhecida popularmente também como batata-de-purga, briônia da América e purga de amarelo leite, é nativa do México, mas encontrou no Brasil um clima favorável ao seu desenvolvimento. Sendo por isso encontrada em grande quantidade na região que vai do centro-sul até o nordeste do país.

A planta da família das trepadeiras apresenta raízes tuberosas, grandes e é utilizada há muito tempo como remédio natural para vários males, principalmente na China, onde é adotada também como planta ornamental, devido a beleza de seus pequenos frutos. O chá é feito com as raízes da jalapa, que concentram a maior parte das propriedades medicinais da planta.

Indicações e benefícios

São vários os benefícios do consumo do chá de jalapa, e a maioria deles atinge o sistema digestório. A ação laxativa que a jalapa possui auxilia nos casos de prisão de ventre, constipação crônica e vermes, sendo essas suas principais indicações. Muitas moléstias que atingem a pele também são evitadas e melhoradas com o consumo frequente do chá, que auxilia até no tratamento da leucorreia.

Entre as propriedades medicinais contidas no chá podemos destacar o poder anti-inflamatório, febrífugo e depurativo. No alívio de dores o chá se mostra eficaz, pois possui substâncias analgésicas. Por funcionar como diurético, o chá auxilia na eliminação de toxinas pelo corpo e pode até ajudar na perda de alguns quilinhos.

Consumo e receita do chá

Gestantes, crianças e lactantes não devem consumir o chá, salvo em casos onde o médico autorize. O chá de jalapa pode ser consumido até duas vezes ao dia, de preferência na hora de dormir e ao acordar. Prepará-lo é simples:

  1. Coloque um litro de água em uma panela de ferro/vidro e acrescente duas colheres de sopa de raízes de jalapa picadas;
  2. Leve a panela ao fogo e deixe a mistura ferver por dez minutos;
  3. Tampe a panela e mantenha o chá descansando por dez minutos antes de coar e beber;
  4. Se quiser adoçar use açúcar mascavo ou mel.