Publicado por Débora Silva
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A granola é composta de grãos e cereais como cevada, aveia, germe de trigo, flocos de milho, frutas secas e oleaginosas. Este alimento vem conquistando espaço no cardápio de muitas pessoas, inclusive daquelas que querem emagrecer e dos adeptos da musculação. Rica em vitaminas, fibras, proteínas e outros nutrientes importantes, a granola traz vários benefícios para a manutenção da nossa saúde.

Propriedades e benefícios da granola

  • A granola contém vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ácido fólico, ferro, fibra alimentar e niacina, nutrientes que fornecem energia e possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a retardar o processo de envelhecimento do organismo;
  • Por ser rico em fibras, este alimento favorece o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre;
  • As propriedades presentes na granola promovem o rejuvenescimento da pele, diminui o risco de desenvolvimento de câncer e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

A granola engorda ou emagrece?

A granola proporciona diversos benefícios à nossa saúde, mas para evitar o ganho de peso, é necessário consumi-la corretamente. Este mix de cereais, castanhas, açúcares e sementes possui um elevado teor calórico e, para aproveitar os seus benefícios sem aumentar o peso, a indicação é consumir cerca de 20g (uma colher e meia de sopa) ao dia, adicionada a alimentos pouco calóricos, como iogurtes na versão light ou leite desnatado. Para quem quer emagrecer, existe ainda a granola light, que possui menor valor calórico.

Granola para ajudar na dieta

Foto: Reprodução

A granola ajuda na dieta de emagrecimento devido à alta concentração de fibras, que proporciona a sensação de saciedade, o que ajuda no controle do apetite. Além disso, as substâncias antioxidantes presentes no alimento, como os minerais selênio e zinco, garantem a desintoxicação do organismo, favorecendo o bom funcionamento das células, o aumento do metabolismo e uma maior queima de gordura corporal.

O mix também traz benefícios aos adeptos da musculação, pois fornece energia para a realização dos treinos e reduz o apetite, evitando que a fome surja durante a prática dos exercícios. Para quem pratica musculação, a indicação é consumir duas porções de granola de 20g e, além do iogurte ou leite, acrescentar uma fruta (como a banana), para ter um café da manhã ou lanche mais completo.

Como consumir a granola?

Normalmente, a granola é consumida com iogurte, leite, açaí ou junto com frutas como banana, morango e maçã. A granola é rica em fibras, por isso, para o correto funcionamento do intestino, é recomendável a ingestão de mais de 2 litros de água por dia.

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