Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A ervilha é um legume europeu que se difundiu intensamente em regiões pela Ásia e também pela América. Os grãos de ervilha são extraídos das vagens de um vegetal chamado Pisum sativum. Há dois tipos de grãos: o mais resistente, porém pequeno e não muito doce é liso; já o rugoso é mais frágil, porém maior e mais adocicado.

Benefícios

Nutricionais

Nutritiva é uma palavra que resume bem os benefícios da ervilha. Esse vegetal é rico em fibras e hidratos de carbono; vitaminas A, B, C, E e K; além de minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio. A ingestão de 100 gramas de ervilha equivale a 80 calorias.

Coração

Rica em flavonoides e ômega-3, a ervilha é um forte aliado na prevenção dos ataques cardíacos e derrames, além da formação de placas nas artérias. Já a presença de folato e das vitaminas B1, B2, B3 e B6 previne a redução de homocisteína. A redução do nível de colesterol LDL e triglicerídeos também é estimulada a partir do consumo da ervilha, uma vez que essa é fonte de niacina.

Combate à diabetes

Com baixo teor glicêmico, a ervilha é fonte de antioxidantes como a vitamina E ainda é dotada de pisumsaponins 1 e 2 e pisomosides A, todos com ativos anti-inflamatórios. Essa planta é rica também em minerais que auxiliam na redução das chances do diabetes, como magnésio e zinco.

Ervilha - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Previne o câncer

Devido à presença de antioxidantes como luteína, carotenos e zeaxantina, a ervilha atua ainda como agente inibidor ao surgimento das células cancerígenas. Com destaque para a prevenção do câncer de estômago, de mama e de próstata.

Benéfica para a pele

A ervilha atua também como agente preventivo ao aparecimento de infecções microbianas e exerce papel de eliminador dos radicais livres prejudiciais ao corpo. Tudo isso graças à presença de vitamina C. Já os antioxidantes que fazem parte da estrutura desse vegetal, auxiliam no retardamento do processo de envelhecimento e do surgimento de rugas.

Auxílio à digestão

Rica em fibras, a ervilha auxilia na prevenção da constipação e, assim, é considerada uma aliada ao bom funcionamento do sistema digestivo.

Veja mais!