Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ao praticar exercícios físicos, você pode sobrecarregar um músculo através de técnicas inadequadas, o que resultará em uma inflamação que indica claramente que ocorreu um dano muscular. A recuperação muscular diz respeito ao processo dos músculos recuperarem a sua força após a prática de exercícios.

Neste artigo, confira algumas ervas que podem ser utilizadas na correta recuperação muscular após um treino ou lesão.

Plantas benéficas para recuperação dos músculos

Confira a seguir algumas plantas indicadas para a correta recuperação muscular:

Raiz de Bardana

Comumente utilizada na antiga medicina oriental como um remédio natural para doenças respiratórias, a raiz de bardana auxilia na purificação do sangue e na eliminação das toxinas do organismo, o que evita o acúmulo de ácido lático nos músculos.

Com a redução do ácido lático, a recuperação muscular é potencializada e as dores nas articulações são reduzidas. Esta erva é contraindicada para quem estiver sob medicação para baixar o açúcar no sangue, já que pode potencializar os efeitos do remédio.

Raiz de kava

Esta planta foi utilizada pela primeira vez pelos nativos das ilhas do Pacífico, que a misturavam ao leite de coco. Os suplementos de raiz kava são utilizados para aliviar músculos tensos após um treino forte, e ajuda a bloquear a formação de ácidos prejudiciais.

Verbena

Ervas benéficas para recuperação muscular

Foto: Reprodução/ internet

Devido às suas propriedades nutricionais e medicinais, a verbena é uma planta utilizada há anos. Para os praticantes de musculação, esta erva é eficaz, pois, devido ao seu efeito calmante, possibilita um melhor descanso. Além disso, os seus efeitos antioxidantes reduzem as chances de altos níveis catabólicos no corpo.

Misturas à base de plantas

Existem algumas misturas à base de plantas que também auxiliam na correta recuperação muscular após um treino. O Cataplex “B” é uma mistura de ervas que ajuda na recuperação muscular, sendo principalmente utilizada no tratamento do músculo cardíaco.

A raiz de beterraba é um dos principais ingredientes desta mistura, que auxilia no fortalecimento e na tonificação dos músculos, além de reduzir as dores musculares e articulares pós-treino intenso.

Outra mistura herbal que ajuda os músculos a se recuperarem rapidamente é o Vitanox, composto de extrato de folhas de chá verde, extrato de sementes de uva, alecrim e açafrão.

Cuidados

Lembre-se que todo remédio, ainda que natural, pode ser prejudicial à sua saúde. O medicamento à base de plantas deve ser ingerido apenas sob orientação de um especialista, principalmente nos casos em que o indivíduo está sendo tratado por qualquer condição médica.

Veja mais!