Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

As prateleiras dos supermercados possuem diversos produtos industrializados para limparmos as nossas casas, no entanto, muitos deles contêm substâncias prejudiciais à saúde das pessoas e animais de estimação que habitam o lar, causando alergias e outros problemas.

Optar por produtos de limpeza naturais, como o suco de limão, pode proteger a saúde dos moradores da casa e o meio ambiente, além de nos ajudar a economizar algum dinheiro.

O limão é um desinfetante eficiente

O pH do limão é de 2,3, muito mais ácido que o vinagre. Por esta razão, este fruto é uma boa opção para limpar e desinfetar a nossa casa de uma maneira natural.

O suco de limão não é tão potente quanto alguns produtos industrializados, como o cloro, por exemplo, não sendo capaz de matar todas as bactérias. Por este motivo, o limão não é indicado para limpar e desinfetar cozinhas ou banheiros muito sujos.

Economize! Limpe e desinfete a casa com suco de limão

Foto: Reprodução/ internet

O nível de acidez dos limões altera o pH nas células bacterianas, criando um local ácido no qual as bactérias e germes não conseguem sobreviver.

Segundo estudos realizados na Universidade de Carolina do Norte, o vinagre pode matar até 90% dos micro-organismos, o que o torna um ingrediente muito eficaz como desinfetantes. Os pesquisadores acreditam que o suco de limão seja ainda mais potente para limpar e desinfetar a casa, uma vez que este líquido é ainda mais ácido do que o vinagre.

Modos de utilizar o limão na limpeza da casa

Confira a seguir três formas de usar o limão na limpeza da casa:

Para remover o mau odor do micro-ondas

Para tirar o mau cheiro de dentro do micro-ondas, basta espremer um limão em um copo d’água e colocá-lo dentro do micro-ondas, na potência máxima, durante três minutos. Este procedimento vai tirar o mau cheiro e ajudará na remoção da comida que ficou agarrada nas paredes do aparelho.

Para limpar o coador

O coador da máquina de café pode ficar bloqueado devido a algumas substâncias e, assim, o café sairá amargo. Para limpar o coador, coloque limão e água, em partes iguais, e ligue a máquina. Repita o procedimento com água pura.

Para desinfetar a tábua de picar carne

Os micro-organismos podem se esconder na madeira das tábuas de picar carne e o suco de limão pode ser muito potente para matá-los. O ácido cítrico presente no líquido pode, inclusive, matar a bactéria E. coli.

Para desinfetar a tábua, basta espremer um limão sobre ela e deixar agir por alguns minutos. Depois é só lavá-la como de costume.

Veja mais!