Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Utilizado na medicina alternativa desde os  tempos mais remotos, o pólen de abelha é dotado de inúmeros benefícios para o organismo humano, sobretudo devido suas reações consideradas energizantes. Este é também um importante nutriente que age como excelente fonte de antioxidantes.

Natural, o chamado pólen de abelha é proveniente do pólen encontrado nas flores, este que é extraído pelas abelhas para servir de alimento para a espécie. O mesmo passa por uma espécie de tratamento natural a partir do contato desses insetos, uma vez que o pólen é misturado com o néctar e com o mel durante o instante em que a abelha atua no processo de formação do grão de pólen.

O pólen de abelha e seu valor nutricional

O pólen de abelha é famoso como sendo uma excelente fonte de nutrientes. Tal reconhecimento não é por acaso, uma vez que sua estrutura nutricional é composta por 40% de proteínas. Nessa composição, cerca da metade são identificados como aminoácidos livres; um grupo de 28 substâncias minerais, 14 ácidos graxos, 12 vitaminas e 11 enzimas, todos em conformidade com às carências nutricionais do organismo humano.

Descubra os benefícios do pólen de abelha para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios do pólen

O teor nutritivo do pólen é, sem dúvida, o principal efeito benéfico dessa substância, uma vez que isso favorece e muito o bom funcionamento e a saúde corporal. Além disso, o mesmo é capaz de agir como importante energizante natural e agente fortalecedor do sistema imunológico, benefícios estes, inclusive, responsáveis pela utilização do pólen como medicamento natural desde os tempos mais remotos.

De quebra, o pólen é ainda recomendado para a redução dos níveis de colesterol, tratamento do câncer, diminuição do estresse, tratamento de alergias, controle da pressão arterial e para combater as chamadas inflamações artríticas. Distúrbios hormonais, insônia e fadiga também são transtornos possíveis de tratamento a partir da utilização do pólen, este que também pode atuar como agente antienvelhecimento.

Antioxidantes presentes no pólen

O pólen de abelha tem a sua propriedade antioxidante como principal benefício para a saúde do organismo. No grupo dos alimentos integrais, é o pólen o alimento possuidor do maior nível de antioxidantes, o que o faz ser considerado um eficiente combatedor do câncer, do envelhecimento, das ações dos radicais livres, entre outros transtornos de origem degenerativa que venham a atingir a saúde corporal.

A comercialização do pólen ocorre na forma pura e também como pastilhas, comprimidos, entre outras.

Veja mais!