Publicado por Robson Merieverton
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Reduzir a inflamação do corpo, evitando doenças que tragam sensação de desconforto é uma maneira simples de conquistar o bem estar.

Esse tipo de sensação pode ser provocada a partir da alimentação desregrada, com o consumo de alimentos processados, como salsicha, linguiça, bacon e carnes.

Você pode controlar a inflamação do seu corpo com uma atitude simples, que está diretamente ligada à mudança da alimentação, incluindo alimentos que possuam essas propriedades. Esses alimentos também podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias, a exemplo da artrite, doenças cardíacas, gripes e resfriados.

As inflamações

Para saber contra quem você está se armando para a luta, conheça o que é a inflamação. Trata-se de uma resposta do sistema imunológico a uma irritação local, infecção ou lesão.

Quando isso acontece o corpo libera histamina, que está ligada ao aparecimento de sinais que caracterizam o estado de saúde do corpo, a exemplo de dor, vermelhidão e inchaço.

Alimentos anti-inflamatórios

Geralmente esses alimentos carregam uma grande dose de substâncias que beneficiam o corpo, seja através de vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos.

A partir de alimentos simples e suas substâncias, o corpo pode potencializar a recuperação das lesões. Conheça alguns deles:

Couve

conheca-os-melhores-alimentos-anti-inflamatorios couve

Foto: Pixabay

O vegetal tem muitas vitaminas que podem potencializar a recuperação de lesões. Entre elas, destaque para ômega-3 e ácidos graxos.

Abacate

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Foto: Pixabay

Na composição da fruta, destaque para o beta-sitosterol, uma poderosa substância com ação anti-inflamatória. Através delas, o corpo pode conquistar vários benefícios, inclusive a diminuição de rugas e celulite.

Brócolis

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Foto: Pixabay

Graças a uma substância chamada sulforafano, o brócolis é um poderoso aliado no combate a inflamação corporal. O alimento também contém altas concentrações de vitamina C, o que também traz grandes benefícios para o corpo.

Nozes e castanhas

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Foto: Pixabay

Esses dois alimentos contém ácidos graxos ômega-3, além de fitonutrientes como os taninos, ácidos fenólicos, flavonóides e quinonas. Seu consumo regular está associado à redução da inflamação nos vasos sanguíneos, o que diminui os riscos de doenças cardíacas.

Gergelim e sementes de cânhamo

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Foto: Pixabay

O principal benefício desses alimentos está ligado a regulação do sistema imunológico. Isso se deve as substâncias presentes nelas: vitaminas B e E, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. Além do mais, elas contém antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos que bloqueiam a produção do colesterol ruim, o LDL.

Alho

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Foto: Pixabay

Esse alimento é considerado como uma dos mais eficazes ligados ao combate a inflamação e doenças. Rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, além de cálcio potássio, fósforo e alicina, o alho combate as inflamações do corpo com considerável eficácia.

Sardinha e salmão

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Foto: Pixabay

Os altos níveis de ômega 3 presente nesses alimentos, potencializam a capacidade do corpo de combater e se proteger das inflamações.

Cúrcuma

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Foto: Pixabay

A curcumina, presente na raiz da cúrcuma, é considerada um poderoso anti-inflamatório. Ela é responsável por inibir a síntese e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória.

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