Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muito conhecida pelo seu aroma agradável e saboroso, a baunilha é utilizada no preparo de alimentos como bolos, sorvetes, doces, bebidas etc. Além disso, é usada na fabricação de remédios, produtos de limpeza pessoal, perfumes, entre outros. Apesar de muito conhecida dentro da cozinha e nas fábricas, esta essência também serve como um remédio natural para diversas doenças, inclusive algumas graves como o câncer e o mal de Alzheimer.

Esta especiaria é retirada de orquídeas do gênero vanilla, uma planta de origem mexicana. Com exceção do açafrão, a baunilha é o produto mais caro do mundo. Isso porque para se produzir esta essência é necessário muito trabalho, feito muitas vezes, com as próprias mãos, descartando as máquinas. Neste artigo, separamos os benefícios, as propriedades e a melhor forma de consumo deste vegetal.

Propriedades da planta

  • Afrodisíacas;
  • Antiespasmódica;
  • Antissépticas;
  • Aromatizante;
  • Calmante;
  • Colerética;
  • Digestiva;
  • Estimulante;
  • Relaxante muscular;
  • Tônico em geral.

Benefícios da baunilha

Conheça os benefícios medicinais da baunilha

Foto: Pixabay

Diante de todas as propriedades desta planta, pode-se afirmar que ela é uma verdadeira aliada da saúde do corpo. Isso porque ela é eficaz para retardar o envelhecimento das células e das funções cerebrais, sendo um ótimo remédio natural na luta contra o mal de Alzheimer. Através de seus princípios ativos, a baunilha consegue combater as células cancerígenas, parando os seus desenvolvimentos.

Possui ainda duas grandes funções no organismo: a de relaxar e a de proteger o sistema digestivo. Desta forma, quem sofre com problemas de insônia, depressão, ansiedade e hiperatividade tem na baunilha uma saída para esses problemas. Já os que possuem infecções urinárias, nervosas e uterinas, bem como diarreias, flatulências, espasmos, febre, reumatismo e impotência, também devem fazer uso do chá desta planta e ter alívio em seus respectivos problemas.

Preparando o chá de baunilha

O chá de baunilha, leva além da erva e água, o chá preto. Por essa razão, leve ao fogo uma litro de água com três colheres de sopa de chá preto. Espere ferver por 10 minutos e desligue. Em seguida, coe o líquido e coloque em uma xícara juntamente com uma colher de sopa de essência de baunilha. Ao fazer isso, misture bem e adicione algum adoçante. O ideal é consumir este chá duas vezes ao dia, antes de cada refeição principal, isto é, o café da manhã e o almoço.

Dica: Evite o período noturno. Por conter chá preto, pode alterar a regularidade do sono.

Contraindicações e cuidados essenciais

A baunilha não deve ser utilizada por gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos. Além disso, pessoas com problemas neurológicos devem evitar o consumo desta planta. Bem como pacientes que sofrem de alergias respiratórias, úlcera, gastrite, síndrome do intestino irritado e colite ulcerosa. Pessoas com epilepsia, mal de Parkinson, enfermidade de Crohn também não devem usar este remédio natural.

Veja mais!