Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Fundamental para a manutenção de um organismo saudável e com bom funcionamento, o fósforo é um nutriente básico no que diz respeito a boa atuação celular no corpo humano. O mesmo é responsável por equilibrar os ossos, os dentes saudáveis e os níveis de cálcio e ainda por gerar a molécula ATP, a adenosina trifosfato, cuja função corresponde à fornecer energia celular. A falta desse nutriente no organismo pode ocasionar em problemas como falta de apetite, dor muscular, sensação de dormência, sistema imunitário frágil, anemia e raquitismo (formação óssea irregular).

Ideal para todo ser humano, o fósforo deve fazer parte da dieta alimentar de qualquer indivíduo, diariamente. Recomenda-se, para um adulto saudável, o consumo de, em média, 700 mg desse nutriente por dia. Confira a seguir uma lista com os principais alimentos ricos em fósforo.

Alimentos fontes de fósforo

Conheça os alimentos ricos em fósforo

Foto: Reprodução/ internet

Sementes de abóbora

Rica em diversos nutrientes para o corpo, as semente de abóbora contêm dosagens de fósforo que chegam a 665 mg a cada 100 gramas.

Queijos

Considerado como uma importante fonte de vitaminas A e B, além de proteínas e cálcio, o queijo é também rico em fósforo. Por dia, recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 100 gramas desse alimento lácteo.

Carne vermelha

Fundamental para todo ser humano, a carne vermelha é fonte de fosfato, aminoácidos, ferro, zinco vitaminas do complexo B, sobretudo a B12, proteínas e, claro, elevados níveis de fósforo. A mesma é recomendada por médicos para a dieta de qualquer indivíduo, sendo essencial para a boa atuação das células nervosas.

Sardinha

Rica em nutrientes como ômega-3, a sardinha é também uma alternativa para obtenção de fósforo: 425 mg desse nutriente é possível de se obter com o consumo de 100 gramas dessa espécie de peixe.

Iogurte

Fonte de proteínas essenciais, o iogurte é um dos alimentos mais ricos em fósforo. A versão desnatada e a integral dessa bebida fornecem ao organismo, respectivamente, 356 mg e 215 mg de fósforo.

Ovo

Fundamental para todos que buscam um corpo saudável, o ovo é considerado um alimento que favorece o equilíbrio do peso corporal, que ajuda na composição do sistema nervoso do feto em mulheres grávidas, que escuda a memória de sofrer deficiências e que equilibra o colesterol. Pois bem. É o ovo um alimento com altas doses de fósforo.

Chocolate

Todas as versões desse doce fornecem bons níveis de fósforo para o corpo. O chocolate do tipo amargo e o branco ao leite, por exemplo, fornecem ao organismo 308 mg e 176 mg de fósforo, respectivamente.

Castanhas

Importantes por auxiliarem o organismo humano a combater males como o câncer e o envelhecimento, as castanhas (tanto a do Pará como a de caju) são importantes elementos antioxidantes responsáveis por ampliar a imunidade do corpo e também por ajudar na desintoxicação do mesmo. Esses alimentos, dotados de altos níveis de fósforo, auxiliam ainda aqueles que desejam perder peso.

Veja mais!