Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O queijo quark vai contra o que muita gente pensa dos queijos: ele tem baixo teor de sal e de gorduras e é rico em proteínas, além de, de quebra, ajudar no emagrecimento. Trata-se de um queijo que veio da Europa para o Brasil e se tornou um ótimo aliado daqueles que buscam saúde e dieta balanceada. Com um número imenso de vendas em todo o Brasil e no mundo, o queijo quark foi criado pelos povos eslavos antigos. É produzido com leite pasteurizado de vaca que é padronizado quanto ao teor de gordura.

Categorizado como um queijo fresco, o quark tem uma consistência mais cremosa e lembra levemente um iogurte. Mas quais são os benefícios desse queijo?

Benefícios e propriedades do queijo quark

O queijo carrega um teor baixo de gordura, como mencionado anteriormente, sendo, inclusive, inferior aos queijos que são chamados de light. A presença de hidrato de carbono faz com que o queijo traga energia, mas desde que não seja consumido em excesso, já que os macronutrientes formados pelos hidratos de carbono, as gorduras e as proteínas, podem causar o aumento de peso quando em excesso.

Preparo de queijo quark

Foto: Depositphotos

Por ser rico em proteínas, é um dos alimentos que ajudam não só na eliminação de gorduras, mas também no ganho de massa magra. A caseína, presente nesse queijo, ajuda na formação muscular e tem absorção lenta, fazendo com que, após o consumo, a pessoa se sinta, por um tempo mais prolongado, saciada.

É também rico em cálcio, fósforo, minerais e vitaminas, e devido ao sabor neutro, pode ser combinado com diversos pratos. As embalagens pequenas fazem com que seja fácil de transportar, servindo como lanche ao meio do dia.

Como preparar?

Se você prefere preparar seus alimentos ao invés de comprar, pode se preparar para a receita desse delicioso e saudável queijo:

– 1 litro de leite fresco (de saquinho) integral
– Suco de 1 limão

Coloque o leite e o limão em um recipiente e tampe, deixando descansar por aproximadamente 10 minutos. Isso dará origem ao buttermilk, que é bastante usado em receitas.

Depois disso, em uma panela, coloque o buttermilk e tampe. Leve ao forno ligado em 100° C durante aproximadamente 90 minutos. Pode ser colocado também na iogurteria por um período de 15 horas. Depois dos 90 minutos, desligue o forno, mas deixe lá dentro por mais 30 minutos. Em seguida, retire e drene o soro com auxílio de uma peneira forrada com um pano fino. Deixe drenando por 1 ou duas horas, e em seguida o queijo quark estará pronto para o consumo.

Como consumir?

Esse queijo pode ser consumido em receitas doces e salgadas, ou comido com frutas picadas ou até mesmo granola.

Veja mais!