Publicado por André Luiz Melo
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Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina B5 é um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do organismo humano. Essencial para o metabolismo, a mesma favorece o equilíbrio dos suprimentos de energia, auxiliando assim na redução dos níveis de estresse mental e físico.

A ausência dessa vitamina no corpo é capaz de causar inúmeras deficiências bastante prejudiciais, a exemplo de cãibras nas pernas, sensação de ardência nos pés, insônia, problemas neurológicos, fadiga e reduzida produção de anticorpos. Não há comprovações de graves problemas diagnosticados como motivados pela ausência desse nutriente. Presente na composição de grande parte dos alimentos, complicações decorrentes da falta dessa vitamina são consideradas raras, apenas em casos isolados de avançada desnutrição.

Confira os benefícios da vitamina B5 para a saúde

Imagem: CPT

Em todo caso, se identificadas tais deficiências, o tratamento mais adequado se dá por meio da ingestão de alimentos fontes de altas dosagens de vitamina B5, além de suplementos vitamínicos.

Benefícios da vitamina B5

A conversão de gorduras e carboidratos em energia no interior do organismo está entre os principais efeitos benéficos da vitamina B5. Isso ocorre em decorrência da mesma ser capaz de formar uma molécula responsável por transformar a gordura e o açúcar presentes na composição dos alimentos em substâncias utilizáveis pelas células do corpo. Confira a seguir outros benefícios importantes:

  • Ajudar na produção de células que atuam como defensoras do organismo;
  • Combater as infecções;
  • Reduzir os níveis de estresse físico e mental.

Encontrada em grande parte dos alimentos, a vitamina B5 está quase sempre presente no organismo de todos os seres humanos. Alguns dos alimentos ricos desse nutriente são: fígado, macarrão, sementes de girassol, cogumelos e queijos.

Pessoas que consomem elevados níveis de álcool, que sofrem de complicações de estresse frequente ou mesmo que tenham passado por procedimentos cirúrgicos recentemente estão entre os grupos de indivíduos que mais necessitam da vitamina B5. Prisão de ventre, alergias, cicatrização, artrite reumatoide, infecções respiratórias e cansaço são alguns dos principais transtornos que podem ser tratados a partir da ingestão dessa vitamina.

Alimentos ricos em vitamina B5

A abundância da vitamina B5 pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  •  Lentilha
  •  Gema de ovo
  •  Cereais de Grão
  •  Cogumelos
  •  Levedura
  •  Laranja
  •  Abacate
  •  Batata doce
  •  Carne bovina
  •  Carne de frango
  •  Fígado
  •  Legumes
  •  Leite e derivados

Recomendação de consumo

Ao menos cinco gramas de vitamina B5 é a recomendação de consumo diário prescrita pelos médicos. Efeitos benéficos secundários para quem consome esse nutriente dão conta de cabelos mais resistentes e longos.

Considerado um nutriente solúvel em água, essa vitamina não permanece no organismo por longos períodos, uma vez que o corpo absorve os níveis necessários da mesma por meio da ingestão dos alimentos e, em seguida, libera o excesso por meio da urina.

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