Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nanica, da terra, ouro, maçã e prata. Estes são os cinco tipos de bananas mais comuns que existem, que além de saborosos são extremamente nutritivos.

As variedades desta fruta são versáteis pois podem ser usadas em receitas de bolos, vitaminas, shakes ou serem consumidas individualmente. Por estas razões, a banana é uma fruta que está sempre presente na casa dos brasileiros.

Facilmente encontrada em feiras ou quitandas, as bananas geralmente precisam ser consumidas em torno de uma semana para não apodrecerem e atraírem aqueles insetos que incomodam tanto.

confira-como-conservar-por-mais-tempo-banana-em-sua-casa

Foto: Pixabay

Para evitar estes transtornos, existem três métodos simples de preservar a integridade e os benefícios desta fruta. E o melhor, não é preciso gastar nada para conseguir isso.

Dicas para preservar a banana

  • Retire do cacho: Você pode retirar as frutas do cacho com cuidado, sem danificar os talos de cada unidade. Mantenha-as guardadas uma em cima da outra e vá utilizando conforme seja a sua necessidade. A importância de soltá-las do cacho ainda com o talo é que desta forma não é possível que as bananas se soltem devido ao peso delas mesmas e rasguem suas peles. Consequentemente, ainda espanta os mosquitos;
  • Coloque na geladeira: Colocar na geladeira pode ajudar a manter as bananas boas por um período mais longo, isso porque o calor ajuda no amadurecimento das frutas e por isso fora de ambientes refrigerados elas acabam ficando com a casca preta mais rápido;
  • Utilize o congelador: Manter no congelador é também uma opção, contudo é necessário retirar a casca e partir a banana em rodelas. Guarde-as em pacotes de plástico dentro do congelador. Este método faz a banana durar até um mês. Mais do que isso, porém, pode deixar a fruta preta e sem condições de uso.

Benefícios da banana

As bananas são ricas em diversos minerais e vitaminas, elementos essenciais para manter a saúde do corpo em equilíbrio.

De todos os nutrientes, o potássio é o que chama mais atenção devido ao fato deste ser encontrado em grandes proporções na fruta, assim ela é capaz de prevenir dores musculares, câimbras e pressão arterial alta.

Além disso, é fonte de energia por ser rica em cálcio, vitamina A e C. As bananas também podem atuar beneficamente no sistema nervoso, acalmando as terminações nervosas.

Isso tudo graças a presença de vitaminas do complexo de B, como B1, B2, B6 e B12. Por todos estes motivos, esta fruta é tida como aliada dos atletas, por cuidar do corpo e da mente.

Veja mais!