Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Indiscutivelmente, todas as refeições são importantes para quem está em um processo de emagrecimento, já que os nutrientes ingeridos em cada refeição são essenciais para manter uma alimentação saudável e balanceada. O almoço é uma das três refeições principais do dia, e certamente não deve passar batido. Nessa refeição é que ingerimos energia necessária para continuar o dia e o desenvolvimento de suas atividades.

O que comer no almoço?

A refeição do meio do dia exige a ingestão de carboidratos (em frutas, legumes, batata, arroz e massas), proteínas (grão de bico, lentinha, feijão, soja,carnes), gorduras saudáveis (carnes e óleo usados no preparo), vitaminas e minerais (em legumes e verduras, principalmente).

Quando você sabe o que escolher para o almoço, pode ter mais saciedade durante o dia, além de diminuir a quantidade de calorias ingeridas, de forma que a refeição, além de fornecer energia,controla o peso sendo nutricionalmente adequada.

Opte por legumes cozidos, deixando de lado aqueles que são fritos e gratinados, e pelas carnes grelhadas, eliminando frituras, carne empanada ou a parmegiana. Tempere legumes e verduras com limão ou vinagrete junto ao azeite, estimulando o paladar e escolha uma fruta para a sobremesa. Opte por suco ou água, mas somente 200 ml por refeição.

Imagem de prato mexicano

Foto: Pixabay

Turbinando o almoço para o emagrecimento

Existem alguns alimentos que você pode adicionar a sua refeição para promover o emagrecimento. Os alimentos termogênicos promovem a aceleração do metabolismo, promovendo, dessa forma, o emagrecimento saudável. As pimentas podem ser usadas no tempero e, além de serem termogênicas, trazem sensação de saciedade. Opte por grãos integrais, pois eles demoram mais para ser digeridos, e por isso, além de aumentar o período de saciedade, fazem com que o organismo gaste mais energia em sua digestão, gastando, consequentemente, a gordura acumulada no corpo.

Depois das refeições, tome chá verde, que ajuda a diminuir as medidas justamente por ser um termogênico natural, além de acabar com a retenção de líquidos por ser um excelente diurético. A maçã e a pera podem ser escolhidas para a sobremesa, pois estão, segundo estudos, relacionadas a uma taxa metabólica maior, assim como à perda de peso mais rápida.

Além disso, temperos como alho, canela, pimenta-do-reino, cebola, entre outros, promovem o emagrecimento por também serem termogênicos. As frutas cítricas, alimentos ricos em cálcio, ômega 3, entre outros, também podem ajudar. Outra dica é aumentar a ingestão de água. Essa é uma das maneiras mais fáceis de promover o funcionamento acelerado do metabolismo, além de remover as toxinas e combater o inchaço.

Veja mais!