Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Os remédios caseiros têm o poder de tratar doenças, sejam elas simples ou mais complicadas. O melhor de tudo, é que as contra-indicações são mínimas, por se tratar de ingredientes naturais.

Com exceção para casos pontuais. Por isso que, mesmo assim, consultar o médico é imprescindível para o sucesso do tratamento.

No caso da candidíase oral, que nada mais é do que aquelas incômodas aftas que aparecem na boca, também tem receitas que combatam os principais sintomas e acelere a cura. Ela pode atingir pessoas de todas as idades e sexo.

Sobre a candidíase oral

A candidíase oral é uma doença infecciosa causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca. A doença é mais comumente identificada em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, sobretudo quando está relacionada à outra doença, como a gripe ou HIV, por exemplo, e falta de higienização adequada.

Como curar a candidíase oral usando remédios caseiros

Foto: depositphotos

Os sintomas mais comuns da candidíase oral são: ardência na boca, dor e dificuldade para engolir e o aparecimento de placas brancas ou amareladas na boca, língua ou garganta. A doença pode ser transmitida através de contato direto. Em contrapartida, também pode ser tratada com atitudes simples.

Tratamentos caseiros para a candidíase oral

Para tratar a doença em casa, você vai investir em ingredientes que apresentem propriedades antiparasitárias e antifúngicas. Veja alguns deles e seus respectivos tratamentos:

Alho

como-curar-a-candidiase-oral-usando-remedios-caseiros-alho

Foto: Pixabay

Com poder de fortalecer o sistema imunológico e acabar com as bactérias devido as suas propriedades antifúngicas, o alho é um medicamento natural mais que indicado para acabar com a candidíase oral.

Para isso, você vai precisar mastigar de dois a três dentes de alho crus. O óleo de alho também pode ser aplicado sob as feridas, apresentando as mesmas características do produto in natura.

Canela

como-curar-a-candidiase-oral-usando-remedios-caseiros-canela

Foto: Pixabay

Esse é um alimento que possui muitas propriedades para a saúde. Para acabar com as aftas, basta preparar o chá de canela.

Você vai precisar de 1 xícara e meia de água, meia colher de chá de canela em pó ou um pedaço pequeno de canela em pau. Assim que a água começar a ferver, adicione a canela e deixe por cinco minutos. Na sequência é só coar, esperar esfriar e beber.

Outra forma é através do óleo de canela. Para essa receita você vai precisar de azeite de oliva e algumas gotas do óleo de canela. Feito isso, você vai aplicar a mistura sob as feridas. Deixe agir de 10 a 15 minutos, depois enxágue.

Folha de oliveira

como-curar-a-candidiase-oral-usando-remedios-caseiros-oliveira

Foto: Pixabay

Apta a eliminar as bactérias que se proliferam na boca e que causam a candidíase oral, a folha de oliveira também fortalece a imunidade. Inclua no seu dia-a-dia 100 gramas de extrato de folhas de oliveira, três vezes ao dia.

Outra forma é a partir da infusão das folhas. Para prepará-la, pegue uma xícara de água e coloque para ferver, depois, acrescente duas colheres de chá de folha de oliveira. Deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar por mais 10 minutos. Coe e beba até três xícaras do chá por dia.

Orégano

como-curar-a-candidiase-oral-usando-remedios-caseiros-oregano

Foto: Pixabay

Com efeito antifúngico sobre o organismo, o orégano pode ser usado, na forma de óleo, para eliminar as aftas. Ele inibe a proliferação dos fungos que causam as infecções bucais.

Para preparar a receita, você vai precisar de uma colher de azeite de oliva e três gotas do óleo de orégano. Aplique sobre as aftas, deixando agir por 10 minutos. Ao fim, enxágue com água morna.

Outra forma de aproveitar o óleo de orégano é dissolvendo três gotas do produto em um copo de água. A mistura deve ser ingerida até três vezes por dia.

Veja mais!