Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Além de conferir um sabor especial aos pratos, o alho, especialmente cru, tem sido largamente utilizado como um alimento medicinal que tem a capacidade de prevenir e combater uma série de doenças. Mas, você já ouviu falar em comer esta especiaria em jejum?

O consumo do alho em jejum produz muitas opiniões diferentes, no entanto, muitas pesquisas acerca das propriedades deste vegetal apontaram que ele age como um poderoso antibiótico natural.

Os benefícios de consumir alho em jejum

De acordo com estudos realizados, ao ser consumido em jejum, o alho age como um poderoso antibiótico natural. Este alimento pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas várias pesquisas apontaram que a hora ideal para aproveitar ao máximo os seus benefícios é logo depois de nos levantarmos, ou seja, quando ainda estamos em jejum. Ingerir o vegetal é mais efetivo pela manhã porque as bactérias estão expostas e não podem se defender, tornando mais fácil a sua eliminação.

O principal benefício de comer alho em jejum está relacionado com o seu poder desintoxicante e depurativo, que estimula a eliminação de toxinas e rejeitos do organismo, além de facilitar a expulsão de lombrigas e prevenir o tifo. A longo prazo, o consumo diário do alho em jejum pode proteger o organismo de diversas condições de saúde, como determinados tipos de câncer, diabetes e depressão.

Imagem de cabeças e dentes de alho

Foto: Pixabay

O alho é rico em substâncias antioxidantes e nutrientes que auxiliam o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo infecções e doenças. Assim sendo, consumir este alimento em jejum garante que o corpo tenha boas defesas para responder os ataques de vírus, bactérias, fungos ou qualquer tipo de micro-organismo.

Muitas pessoas que sofrem de hipertensão relataram que o alho ajudou no alívio dos sintomas da doença, além de também ser efetivo para a circulação, evitar problemas cardíacos, auxiliar no bom funcionamento do fígado e da vesícula. O alho também é útil para combater os problemas de estômago, pois estimula o processo de digestão e o apetite, e diarreia.

Algumas pessoas relataram que o consumo de alho em jejum é um poderoso remédio natural para problemas nervosos.

Como consumir?

É importante ressaltar que, para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo alho, o mesmo deve estar cru. Se estiver cozido, é possível que ele perca até 90% de suas propriedades.

Para potencializar os efeitos do alho, recomenda-se iniciar o dia com duas colheres de sopa de alho finamente picado ou triturado. Depois, você pode tomar um suco detox natural de sua preferência e esperar 45 minutos para tomar o café da manhã. Se você não suportar o cheiro e o sabor do alho, pode optar pelo consumo de complementos naturais de alho em comprimidos, que podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais ou farmácias.

Para aproveitar os benefícios do alho, você também pode inclui-lo mais frequentemente em suas saladas, vitaminas, carnes e outras receitas.

Veja mais!