Chás que ajudam em casos de reumatismo

Muitos acham que a questão da alimentação não deve ser levada tão a sério, mas a realidade é que uma alimentação incorreta pode acarretar diversos males ao organismo, alguns até mesmo crônicos, como é o caso do reumatismo. Alguns alimentos são ricos em ácido úrico, substância que pode se acumular em articulações e músculos, eliminando os líquidos naturais responsáveis por proteger as membranas. Desprotegidas, elas começam a desenvolver dores reumáticas que não podem ser curadas, apenas amenizadas.

Chás que ajudam em casos de reumatismo

Foto: Reprodução

O papel dos chás no tratamento do reumatismo

O reumatismo existe em diversas formas, como dores no pescoço ou costas, fibromialgia, febre reumática, artrose, artrite, entre outros. Os sintomas costumam ser dores locais, febre, calafrios e deformidades. Quando a dor é diagnosticada como sendo reumatismo, o médico concentrará seus esforços em aliviar as dores e evitar que o reumatismo progrida para outras áreas do corpo. Além da medicação adequada e de adotar uma dieta saudável, o papel dos chás é fundamental para reduzir as dores e complementar o tratamento. Muitos deles contém princípios ativos anti-inflamatórios, barrando as inflamações, impedindo-as de continuarem se desenvolvendo e amenizando as dores que elas causam.

Chás que aliviam as dores reumáticas

Chá de manjerona

Separe uma xícara com água fervente e coloque nela uma colher de chá de manjerona. Tampe a xícara e aguarde 10 minutos. Então coe e beba o chá. Repita o procedimento 2 vezes por dia. A manjerona contém óleo essencial e taninos, ótimos para ajudar no tratamento do reumatismo dos ossos.

Chá de jatobá

Deve ser preparado da mesma forma que o anterior. Com propriedades altamente antiinflamatórias, este chá é ideal para quem sofre de reumatismo em forma de dores nas costas ou pescoço. No entanto, é contraindicado para diabéticos.

Chá de sucupira

Leve ao fogo uma chaleira com água e deixe ferver. Enquanto isso esmague as sementes de sucupira e junte-as à água fervente. Deixe ferver por mais 5 minutos, estão espere esfriar e consuma o chá. A sucupira é eficaz no tratamento do reumatismo e artrose, aliviando as dores causadas por eles.

Chá de cavalinha

Prepare o chá com folhas de cavalinha, dente-de-leão e chapéu-de-couro (3 colheres de sopa das folhas pra cada litro de água) e tome 3 xícaras de chá ao dia.

Atenção

É importante ressaltar que, embora os chás aqui citados sejam produtos naturais, eles possuem ações medicinais e, portanto, é importante que um médico esteja de acordo em utilizá-los como tratamento complementar. Não inicie qualquer tipo de tratamento medicinal – natural ou não – por conta própria.