Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Com certeza você conhece alguém que sofre de sinusite. Alguém que fica sempre com nariz entupido e uma leve dor de cabeça quando o tempo fica um pouco mais frio ou permanece exposta por um bom tempo há ambientes com poeira. A sinusite é uma doença que acomete adultos e crianças, e, como tantas outras, também pode ser vencida com a ajuda de um chá com muitas propriedades medicinais benéficas a saúde.

Chás para tratar a sinusite

Foto: Reprodução

A doença

Quando o corpo entra em contato com bactérias ou substâncias estranhas que irritam seus tecidos surge a inflamação, e a sinusite nada mais é do que uma inflamação nas cavidades faciais que ficam ao redor do nariz, dos olhos e maçãs do rosto.

Os seios das faces, como são chamadas essas cavidades, aquecem o ar respirado, diminuem o peso do crânio e dão ressonância a voz, é por isso que quando estamos com os seios da face cheios de secreção nossa voz fica muito anasalada.

A movimentação de secreção nas cavidades da face não para, mas quando acontecem algumas alterações no organismo, como processos infecciosos ou alérgicos e alterações anatômicas, a drenagem do muco não é feita é aí que surge a sinusite.

Os sintomas

A sinusite pode ser classificada de duas formas: Aguda, quando os sintomas são mais fortes, com dor de cabeça forte na área mais comprometida, coriza, tosse, obstrução nasal e dores musculares; e crônica, quando os sintomas são mais leves, porém mais frequentes, como acessos de tosse noturna e aumento da obstrução nasal durante a noite.

Chá que pode ajudar no tratamento

Pra combater a sinusite você precisa de acompanhamento médico, mas a medicina natural também dá uma forcinha essa hora. Pegue papel e caneta e anote a receita do chá mais indicado no tratamento de combate a sinusite:

  1. Em um recipiente coloque ½ colher de sopa de folhas de Tanchagem e ½ colher de sopa de Boldo do Chile seco;
  2. Ferva um litro de água filtrada e despeje sobre as folhas;
  3. Tampe o recipiente e deixe-o abafado por no mínimo 15 minutos;
  4. Coe e beba sem adoçar ou adoçado com mel.

Durante as crises de sinusite é aconselhado o consumo de três a cinco canecas de chá ao dia, pelos adultos. Crianças devem consumir uma menor quantidade, ¼ de caneca três vezes ao dia é suficiente.

Veja mais!