Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

De nome científico Pterodon Pubescens Benth, a sucupira é uma árvore de porte médio, que alcança de 8 a 16 metros de altura. De tronco retorcido e com raízes profundas fincadas no solo, esta árvore ocorre no Cerrado e possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da artrose e do reumatismo, aliviando as dores provocadas por estas doenças.

Chá de semente de sucupira

Foto: Reprodução

 

A planta medicinal é popularmente utilizada para combater inflamações e doenças como artrite, diabetes e câncer de próstata. Os povos indígenas costumavam fazer o uso da planta por meio de chás ou beberagens e, atualmente, apesar de o extrato ser vendido em cápsulas, o consumo através da infusão vem se popularizando cada vez mais.

Propriedades

Segundo estudos, o óleo das sementes de sucupira possui propriedades antibiótica, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, tônica, antirreumática, estimulante e anticarcinogênica. A presença de flavonoides e de determinadas proteínas em sua composição apresenta efeitos positivos na redução de dor, especialmente em casos de artrite e reumatismo. Estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da planta.

Indicações de uso

O extrato retirado a partir das sementes e da casca da árvore produz um óleo muito usado como óleo aromático. Além disso, os óleos essenciais da planta também são utilizados para auxiliar no combate ao tumor de próstata. O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com dores ósseas, como problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral. Na região centro-oeste, o chá preparado com a casca e o caule da árvore é utilizado para combater infecções ginecológicas.

Chá de semente de sucupira

Confira a seguir um modo de preparar o chá de sucupira, veiculado na Rede Globo, no programa “Mais Você”.

Ingredientes:

– 12 sementes de sucupira;
– 3 litros de água;

Modo de preparo:

Soque as sementes em um pilão até que a seiva interna esteja à mostra. Em seguida, ferva a água, acrescente as sementes macetadas e deixe ferver por um minuto e meio e desligue o fogo. Tampe e deixe esfriar.

Posologia:

O chá de sucupira deve ser bebido ao longo do dia, sendo o ideal até um litro e meio, bebido aos poucos, de três em três horas e ingerindo água nos intervalos.

Veja mais!