Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O chá de florescência, também conhecido como chá florescente, consiste em uma erva preparada e embalada no formato de bola que se abre quando entra em contato com a água quente, proporcionando uma bonita surpresa para os nossos olhos, com a revelação de uma flor e suas folhas que vão se abrindo dentro do recipiente.

Origem e história

O chá de florescência foi desenvolvido na década de 1980 e, reza a lenda, seria originário da China. Popularizou-se bastante no Ocidente durante a década de 2000, época em que os alimentos e a decoração vindos da Ásia entraram na moda.

As companhias de chá chinesas são produtoras de uma grande variedade de chá com flores, inclusive artesanais, com a disposição de bulbos artísticos e flores secas que colorem o arranjo floral enquanto florescem na água quente. Existem empresas especializadas no chá de florescência, que são ofertados em diversos sabores e visuais, sendo que os mais floridos são aqueles feitos com chá preto e chá verde.

A maioria dos chás de florescência desenvolve formas de flores exóticas, mas também podem assumir pequenas cenas, como, por exemplo, um navio ou outro objeto decorativo.

Imagem de bule e xícara de vidro com chá

Foto: Depositphotos

Como preparar o chá de florescência em casa

Este tipo de chá costuma vir embalado individualmente, de forma a assegurar que as bolas de chá não irão estragar ou abrir durante o transporte e armazenamento do produto. Para que as suas propriedades sejam mantidas, o chá de florescência deve ser armazenado em um lugar fresco e seco. A seguir, veja como preparar o chá de florescência em casa:

Ingredientes

– 1 bule de chá (médio ou grande) ou jarra de vidro que seja resistente ao calor;
– 1 bola de chá florescente;
– 4 xícaras de água quente ou fervente.

Modo de preparo

1) Coloque uma bola de chá de florescência no bule ou jarra de vidro temperado;

2) Veja que tipo de chá há na bola (branco, verde ou preto) e siga as instruções para determinar a temperatura ideal da água. Se for chá branco, por exemplo, a água não deve estar fervendo; se for preto, a água deve ser completamente fervida.

3) Despeje a água dentro do recipiente;

4) Observe pelo período de 3 a 5 minutos e verá a bola se transformar em uma floração;

5) Deixe o chá em infusão pelo período de 3 minutos ou até obter um chá mais encorpado;

6) Despeje todo o chá em xícaras. Se não for consumir tudo naquele momento, despeje o líquido em outro bule para que ele permaneça quente.

Veja mais!