Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Dotada de folhas largas, raiz comprida e coloração alaranjada, a planta língua de vaca possui em média altura de cerca de 80 centímetros até dois metros, medidas que compreendem a partir da superfície do solo.

Ainda conhecida como erva-gorda, maria-gorda, carirú, fura-tacho, espinafre de java, inhá-gome, bredo, ora-pro-nóbis, espinafre do suriname, entre tantas outras nomenclaturas, este vegetal é muitas vezes classificado como uma praga, uma vez que possui a capacidade de se espalhar de forma fácil. Todavia, a mesma é utilizada em pratos refogados, saladas e, sobretudo, em chás.

Chá da planta língua de vaca: benefícios e propriedades

Foto: Reprodução/ internet

As propriedades e benefícios da língua de vaca

Ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona e prunasina são alguns dos mais importantes princípios ativos presentes nesta planta. Já as propriedades medicinais desta planta compreendem ação antiblenorrágica, anti-herpética, béquica, antigripal, desobstruente, emenagoga, diurética, tônica, sedativa e vulnerária.

Formas naturais de consumo da língua de vaca

Decocção

Para combater a fadiga, infecções intestinais e o cansaço físico e mental, a decocção é a melhor opção para consumir a língua de vaca.

O modo de preparo da mesma é simples e rápido. Em uma xícara com água, acrescente uma colher de chá das raízes da planta e outra de suas folhas, todas estando fatiadas. Em seguida, coloque toda a mistura em outro recipiente e leve tudo ao fogo. Assim que atingir o ponto de fervura, marque cinco minutos e depois desligue. Espere o líquido ficar morno e consuma de uma até três vezes ao dia.

Infusão

Talvez a melhor entre os métodos de preparo para o consumo deste vegetal, a infusão da língua de vaca é dotada de propriedades diuréticas e possui a capacidade de combater edemas, o mau cheiro da urina, afecções urinárias, de repor potássio, eliminar o catarro, tratar doenças na pele, agir contra dores musculares e de cabeça, acabar com a insônia, com a obstipação do intestino, com a tosse, tumores linfáticos e as úlceras.

A forma de preparo da infusão da língua de vaca é bastante simples. Adicione em um copo de água fervente uma colher de sopa das raízes da língua de vaca estando as mesmas fatiadas. Deixe a mistura tampada e espere por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coe e consuma. Recomenda-se ingerir meio copo em jejum.

Cataplasma

Empregado para tratar inflamações, feridas, afecções da pele, coceiras, entre outros transtornos, o cataplasma da língua de vaca fica pronto em pouquíssimo tempo. Pegue duas colheres de sopa das folhas frescas deste vegetal. As mesmas devem ser maceradas até que surja uma espécie de pasta natural. Tal substância deve ser aplicada de duas até três vezes por dia na região do corpo afetada.

Veja mais!