Cardamomo – Benefícios e propriedades

Mesmo com a variedade de legumes, verduras e especiarias disponíveis para serem utilizadas na cozinha, muitas vezes pela falta de tempo as pessoas acabam optando sempre pelas mesmas conhecidas e populares. Um excelente exemplo de uma especiaria pouco conhecida e com excelentes propriedades para o organismo é o cardamomo. Com um nome incomum, essa planta é uma especiaria conhecida e muito tradicional na Ásia, onde é utilizada com tempero e se tornou muito disseminada pelos benefícios que proporciona. Com o nome científico de Elletaria cardamomum (L), é também conhecida como pacova e faz parte da família do gengibre. É composta de flores brancas e grandes folhas verdes. Possui gosto forte e levemente apimentado, além de intenso aroma.

Cardamomo

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

O cardamomo possui propriedades antissépticas, analgésicas, diuréticas, digestivas, expectorantes, laxantes e sedativas. É uma planta indicada para o tratamento de bronquite, asma, artrite, distúrbios intestinais e digestivos, cólicas, inchaços, reumatismos e vermes. É ainda uma excelente opção para auxiliar o tratamento de resfriados e gripes, já que previne a formação dessas doenças e ajuda na excreção do muco das vias aéreas.

Segundo o nutricionista norte-americano David Grotto, autor do livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida”, o cardamomo exerce um grande efeito calmante no aparelho digestivo, sendo eficaz para tratar dispepsia, gastrite e úlceras, além de aliviar problemas estomacais como vômitos, náuseas e dores de estômago.

Curiosidade

O cardamomo era, há muito tempo, mastigado pelos egípcios, como meio de limpar os dentes e refrescar o hálito. Apenas posteriormente foram descobertas suas propriedades medicinais, assim ele passou a fazer parte dos produtos naturais voltados para beneficiar a saúde.

Onde encontrar?

No Brasil, o cardamomo pode ser encontrado em farmácias, mercados municipais, lojas de produtos naturais e de especiarias. É possível encontrá-lo de duas formas: em cápsulas ou a planta já triturada em gramas.

Como utilizar?

Caso encontre o cardamomo triturado para o preparo de chá, basta adicionar 20g da planta em uma xícara com água fervente, e então abafar por 10 minutos. Após, coe e consuma o chá.

No caso de cápsulas, é recomendado manter sempre bem fechado o recipiente que as contém, para que não percam qualquer propriedade benéfica, o abrindo apenas no momento do consumo. É recomendável que se consuma até duas cápsulas de cardamomo por dia, embora é melhor consultar o médico para ter uma opinião precisa.

Efeitos colaterais

Embora não existam relatos de efeitos colaterais graves pelo uso do cardamomo, seu consumo em doses exageradas pode provocar náuseas e vômitos. Não existem contraindicações.