Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Composta por 92% de água, a berinjela é rica em fibras solúveis, que proporcionam a sensação de saciedade, e substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células e o desenvolvimento de várias doenças.

Com poucas calorias, este vegetal impede a absorção de gordura pelo organismo, colabora com a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, protege o coração e limpa as artérias.

Propriedades e benefícios da berinjela

Berinjela é benéfica para emagrecer, limpar as artérias e proteger o coração

Foto: Pixabay

A berinjela contém fibras, carboidratos, vitaminas B, C e K, e os minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Devido às suas propriedades, este alimento auxilia na perda de peso, protege o coração e dificulta a formação das placas de gordura nas artérias. Confira a seguir os benefícios do vegetal:

Protege o coração

Com zero de colesterol e de gorduras saturadas, a berinjela é um ótimo aliado da saúde do coração. Além disso, as substâncias antioxidantes presentes no alimento podem reduzir o nível de “mau colesterol”.

Ajuda a emagrecer

Alimento com baixo teor calórico, a berinjela também é rica em fibras solúveis, que proporcionam a sensação da saciedade, evitando o consumo de calorias extras. As fibras também são benéficas para o processo de digestão e podem ajudar no alívio da prisão de ventre.

Limpa as artérias

Devido ao seu elevado teor de substâncias antioxidantes, a berinjela dificulta a formação das placas de gordura nas artérias.

Previne os coágulos sanguíneos

A vitamina K e os bioflavonoides presentes na berinjela auxiliam na prevenção de coágulos sanguíneos.

Como consumir berinjela?

A berinjela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizada em diversos preparos além da tradicional salada. Junto com o limão, o vegetal pode ser usado no preparo de um suco desintoxicante que acelera o metabolismo e ajuda no processo da digestão.

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelos nutrientes presentes no vegetal, outra dica é preparar a água de berinjela, que tem um grande efeito diurético e é capaz de eliminar toxinas do corpo e reduzir o inchaço.

Para auxiliar no processo de emagrecimento, a farinha de berinjela também pode ser acrescentada no preparo de omeletes, caldos e sopas.

Chá de berinjela

O chá de berinjela combate doenças e ajuda a afinar a cintura. Para aproveitar os seus benefícios, basta cozinhar o vegetal em fatias, durante o período de 15 minutos. Depois, passe pelo coador e espere esfriar antes de consumir. A medida de água a ser utilizada é de meio litro para cada berinjela.

Veja mais!