Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Fruta de consumo popular, o abacate é muito usado para fazer vitaminas e saladas, além de acompanhar pratos típicos. A fruta contém muitas vitaminas, sendo eficaz no tratamento de doenças diversas. Rica em vitamina E, glutationa e sais minerais, é usada para o tratamento de osteoporose, gripes, intestino preso, doenças de rins e pele, além de ajudar a acelerar a cura das fraturas ósseas. Além disso, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, ajudando a aumentar o bom colesterol – LDL. Fonte de proteínas, a fruta fornece as quantidades necessárias do consumo diário de cálcio, magnésio e das vitaminas A, C, E e B6.

Benefícios e propriedades do chá das folhas de abacate

Foto: Reprodução

Folhas do abacate

Além dos benefícios citados da fruta, existem ainda os que são fornecidos pelas folhas do abacateiro. A árvore pode chegar aos 20 m de altura, e suas folhas podem ser verdes ou castanhas.

O chá das folhas é usado na medicina popular como diurético, além de ser eficaz no tratamento de diarreia, dores musculares, dores de cabeça, cansaço, bronquite, dores de garganta, tosse, gases e cálculos renais. Os benefícios deste chá se expandem ainda mais, ajudando na eliminação de parasitas intestinais, reduzindo as cólicas e alterações de humor decorrentes da TPM e auxiliando no processo de emagrecimento. Por ser diurético, diminui o inchaço comum com o acúmulo de líquidos no corpo.

Como fazer o chá?

Para preparar o chá, adicione em um recipiente um litro de água e dez folhas de abacate. Leve ao fogo, espere ferver e, a partir do momento em que alcançar fervura, aguarde três minutos e desligue o fogo. Mantenha o recipiente tampado por mais dez minutos. Após esse período, coe e beba. O chá pode ser consumido quente ou frio, e pode ser adoçado com açúcar mascavo ou mel. É importante que seja consumido antes de completar 24 horas do seu preparo. A dose indicada é de dois a três copos ao dia.

Chá para tratamento de varizes

As folhas do abacate podem ser usadas ainda para combater as varizes. Para este fim, o tratamento deve ser feito com compressas. Para prepará-las, siga os passos abaixo:

Pique 12 folhas de abacate em um recipiente e adicione álcool comum de forma a deixar as folhas submersas. Coloque três pedras de cânfora e reserve o recipiente em local protegido de luminosidade. Deixe descansar por uma semana, e em seguida aplique em cima das varizes fazendo movimentos suaves. Com este processo repetido diariamente, você poderá notar melhora nas dores e na tensão causadas pelas varizes.

Veja mais!