Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O Japão é conhecido mundialmente pelas suas peculiaridades na cozinha, entre elas os cogumelos. Essas plantas que estão presentes nos cardápios japoneses possuem diversas cores, sabores e tamanhos. Possuem em suas composições extratos que auxiliam na manutenção de uma saúde mais equilibrada. Dentre todos os cogumelos, há o enoki, o qual possui propriedades benéficas ao organismo humano e é o assunto desta publicação.

História do enoki

É uma planta da família da Physalacriaceae. No Japão, região da origem, é conhecida como enokitake, mas no Brasil sua forma abreviada é a mais utilizada. Apesar disso, essa planta possui outras nomenclaturas, como cogumelo agulha de ouro, por apresentar um forma delgada; cogumelo do inverno ou pés de veludo.

Há dois tipo de enoki, o selvagem e o cultivado. Eles se diferenciam pelas suas estruturas. O primeiro possui uma coloração marrom, enquanto que o segundo por nascer longe da presença luz possui uma cor branca. Além disso, os cultivados têm um caule mais longo que os selvagens.

Cogumelo enoki possui, comprovadamente, propriedades anticancerígenas

Foto: Reprodução/ internet

Enoki: força anticancerígena

Todos os alimentos que possuem em suas propriedades antioxidantes, esses são aliados das pessoas que possuem algum tipo de câncer e devem ser inseridos no cardápio diário sem medo. O enoki é um exemplo desse tipo de comida, pois é detentor de uma quantidade elevada de antioxidantes comprovada por meio de testes realizados.

Um dos casos mais importantes foi a recuperação de um renomado doutor no Japão. Ele estudava as propriedades anticancerígenas do cogumelo e foi surpreendido com dois tipos de câncer, um no intestino e posteriormente outro na pele. O médico, chamado Shigueo Tanaka, começou então a experimentar o enoki como agente de combate às doenças, e os resultados foram extremamente positivos.

Além dos antioxidantes, os cogumelos agulhas de ouro possuem uma substância chamada ploflamin, responsável por reagir à células cancerígenas e por isso extraída e utilizada na farmacologia de princípios combatentes ao câncer.

Outras propriedades

  • Potássio;
  • Proteínas;
  • Ácido pantotênico;
  • Niacina;
  • Fotoquímicos bioativos;
  • Fibras.

Outros poderes do enoki

Tendo como base todos os princípios ativos presentes em sua composição, o enoki ajuda a melhorar o sistema imunológico. Ainda segundo médicos e pesquisadores, esse cogumelo pode combater vírus e diminuir alergias. Os especialistas explicam que as proteínas presentes nas hastes do enoki atuam para amentar a produção de citocinas, responsáveis por equilibrar o sistema imunitário.

O enoki na alimentação

Utilize esse cogumelo na alimentação de toda a família, principalmente na das crianças. Pode ser adicionado à sopas ou até mesmo em saladas.

Para garantir as propriedades do enoki é importante saber escolher os melhores e também aprender a armazená-los de maneira correta. Por isso, ao comprar procure por aqueles que apresentam uma textura firme e que sejam brancos, sem manchas escuras pelo caule, e descarte os que têm alguma viscosidade. Para guardá-los, é preciso que sejam refrigerados, assim há uma maior garantia de durabilidade de suas essências, e devem ser usados com no máximo uma semana de armazenados.

Veja mais!