Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conjugated linoleic acid, ou Ácido Linoleico Conjugado, refere-se a uma família que é composta por alguns isômeros do ácido linoleico. Esses são normalmente encontrados na carne e derivados e animais ruminantes, como o leite e o queijo. É encontrado no mercado como um suplemento dietético dotado de muitos benefícios à saúde.

Benefícios do CLA

O CLA é comumente usado para o emagrecimento, pois atua sobre o metabolismo das gorduras de forma a reduzir suas células, consequentemente auxiliando no emagrecimento. É eficaz, também, ao facilitar o ganho de massa muscular, promovendo a perda de gordura como substituição ao ganho de massa e, de quebra, ainda reduz o apetite, diminuindo a vontade de comer que normalmente domina aqueles que são ansiosos.

Segundo um estudo publicado pelo “Journal of Nutrition” no ano 2000, o CLA ajuda na redução da gordura corporal preservando o tecido muscular. No grupo experimental, notou-se uma redução de, em média, 6 kg de gordura corporal em comparação com o grupo controle. Ainda de acordo com esse estudo, 3 g por dia são suficientes para aproveitar tais benefícios.

É, normalmente, auxiliar para pacientes que têm dificuldade para perder peso, principalmente aqueles que tem problemas de tireoide. É bastante usado também por aqueles que são atletas como uma forma de suplemento, não só por queimar gordura, mas também por aumentar a massa magra.

Benefícios do CLA: Ácido Linoleico Conjugado

Foto: Reprodução/ internet

O consumo também está associado, segundo estudo da Universidade de Purdue, em Indiana, a melhorias nos níveis de insulina em 2/3, aproximadamente, dos pacientes diabéticos, além de reduzir os níveis de glicemia e triglicérides. Reduz o colesterol e as reações alérgicas decorrentes da ingestão de alimentos, melhora o sistema imunológico e diminui a resistência a insulina, sendo auxiliar ainda para pacientes com hipotireoidismo.

Pode ser usado também na redução dos riscos de câncer de cólon e de reto em mulheres, e segundo evidências, o câncer de mama, principalmente em mulheres que já passaram pela menopausa e fazem o consumo.

Como usar para o emagrecimento

É essencial que, ao consumir o CLA, você esteja fazendo uma dieta alimentar saudável com poucas gorduras e, preferencialmente, com acompanhamento de atividades físicas como andar de bicicleta, dançar ou caminhar no mínimo 30 minutos. Consuma 3 g do suplemento diariamente.

Efeitos colaterais e contraindicações

O medicamento pode trazer efeitos colaterais quando consumido de forma excessiva. Não se deve consumir mais de 4 g por dia. O consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais que envolvem, principalmente, enjoos.

Atenção: sempre consulte um médico antes de fazer uso de quaisquer medicamentos, mesmo que de cunho natural e que pareçam milagrosos. Os medicamentos possuem interações, e devem ser combinados de forma saudável com outros medicamentos já utilizados pelo paciente.

Veja mais!