Benefícios do chá de sete-sangrias

Sete-sangrias, tendo seu nome científico (Cuphea carthagenensis), é uma planta da classe das herbáceas e também pode ser conhecida por outros nomes populares como guanxuma-vermelha, balsamona, chiagari, cuféa ou erva-de-sangue. Sendo nativa da América do sul, esta planta é pouco ramificada e possui de 20 a 60 cm de altura e pode ser colhida entre dezembro e fevereiro. Como característica, tem seu caule áspero e revestido por pelos avermelhados. Suas folhas são verdes e simplórias, tendo suas flores de coloração rosa-arroxeada. De acordo com a teoria das “assinaturas dos corpos” defendida por Paracelso, em que as plantas trazem a forma da parte do corpo que beneficiam, a sete-sangrias, vem trazendo o formato e cor rúbea semelhante aos vasos sanguíneos, área em que atua no corpo humano ao ser devidamente ingerida.

Benefícios do chá de sete-sangrias

Foto: Reprodução

O nome “sete-sangrias” surgiu porque, nos tempos passados, as pessoas costumavam ser curadas por sangrias. Esta herbácea prometia ser tão poderosa na cura de males que valeria por sete sangrias, assim originando seu nome.

Suas propriedades

Adstringente, antidiarreica, laxativa, anti-hipertensiva, antiobésica, anti-reumática, anti-sifilítica, balsâmica, cardiotônica, depurativa do sangue, digestiva (limpa o estômago e os intestinos), diurética (auxiliando contra o inchaço e a favor do emagrecimento), diaforética, emenagoga (facilita no fluxo menstrual), febrífuga (tratamento de febre), hipocolesterolêmica (ajuda no tratamento de redução do colesterol alto), hipotensora (hipertensão), sedativa, sudorífera e tônica.

Alguns benefícios da sete-sangrias

  • Controla arritmias cardíacas;
  • Combate o enrijecimento das paredes das artérias;
  • Auxilia no tratamento da insônia;
  • Facilita a eliminação do ácido úrico;
  • Age contra a irritação das vias aéreas.

Como preparar o chá desta planta?

Utilizar a proporção de uma colher e meia de sopa da erva (incluindo suas folhas e flores) para um litro de água. Ferver, abafar e deixar esfriar. Coar seu conteúdo e anteceder as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) bebendo uma xícara do chá de sete-sangrias.

Contraindicações

Não recomendado seu efeito terapêutico em gestantes devido ao efeito emenagogo que a planta possui, podendo causar abortos indesejados. Não ingerir o chá de forma demasiada, podendo ter como consequências diarreia e quedas bruscas de pressão arterial.