Publicado por André Luiz Melo
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Vitamina B1 ou também conhecida como tiamina. Esse nutriente é responsável por impulsionar o metabolismo dos carboidratos e atua ainda como agente para equilibrar o consumo de energia no corpo. Tal substância é solúvel em água e, a mesma, pode ser obtida por meio de vários alimentos. A vitamina B1 é essencial para o organismo, sobretudo para que se consiga a permanência das funções celulares.

Benefícios específicos

Atuando como importante aliada da boa saúde do fígado, a vitamina B1 é essencial para deixar a pele saudável e revigorada, assim como os olhos, unhas e cabelos. Muitos são os alimentos que contêm esse nutriente em abundância. A recomendação de consumo dessa substância é: para homens uma dose diária de 1,2 mg, enquanto que para as mulheres o ideal é 1,1 mg ao dia.

Alimentos ricos em vitamina B1 e seus benefícios

Benefícios da vitamina B1 para a saúde do organismo

Foto: Reprodução/ internet

Levedura de cerveja em pó

Alimento conhecido por ser o que mais contém níveis de vitamina B1, a levedura de cerveja em pó é dotada de 14,5 mg desse nutriente a cada 100 gramas.

Pistache

Este é também uma valiosa fonte de vitamina B1: possui 0,87 mg a cada 100 gramas. Além disso, esse alimento é ainda fonte de cobre e potássio.

Sementes de girassol

As simples sementes de girassol são capazes de proporcionar 1,48 mg de vitamina B1 por cada porção de 100 gramas

Amendoim

Conhecido e bastante apreciado pelos brasileiros, o amendoim carrega altas doses de vitamina B1 em sua composição natural: 0,86 mg a cada 100 gramas.

Feijão

Seja feijão preto, branco, de corda ou qualquer outra variedade desse alimento, o mesmo possui elevadas doses de vitamina B1, assim como proteínas benéficas para o coração. A cada porção de 100 gramas de feijão é possível obter 0,24 mg de vitamina B1.

Castanha de Caju

Saborosa e bastante popular, a castanha de caju é possuidora de 1 mg de vitamina B1 a cada 100 gramas.

Espargo

Dos vegetais verdes, o aspargo cozido é aquele que se destaca por conter uma dose considerável de vitamina B1: 0,16 mg para cada porção de 100 gramas.

Peixes

Dotados de elevada concentração de ácidos graxos e ômega-3, os peixes também são possuidores de vitamina B1, sobretudo espécies como truta, salmão e atum.

Gérmen de trigo

Outra excelente alternativa de obtenção de vitamina B1 é o gérmen de trigo, o qual contém 2,1 mg por cada porção de 100 gramas.

Ervilhas

Bastante utilizada em pratos diversos da culinária brasileira, a ervilha é um vegetal rico fibras alimentares, carbono e minerais. Além disso, a cada 100 gramas é possível obter 0,36 mg de vitamina B1.

Reações decorrentes da ausência de vitamina B1

Cansaço, irritabilidade, falta de apetite, prisão de ventre, formigamento e inchaço são os principais sintomas decorrentes da ausência de vitamina B1 no organismo.

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