Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Língua de tucano é uma planta nativa do cerrado e pertencente à família das Apiaceae. De nome científico eryngium campestre, a planta era facilmente encontrada no Brasil, mais precisamente na região de São Paulo, mas infelizmente passa por ameaça de extinção em decorrência da urbanização.

A planta não apresenta floração, se integrando, portanto, facilmente às plantas de folhagens exuberantes. De fácil manutenção, a planta perene apresenta espinhos nos segmentos laterais das folhas longas.

Se desejar cultivar, é preciso ter solo rico em matéria orgânica fértil, e a planta deverá ser regada uma vez na semana, permanecendo sob sol pleno ou meia sombra. É importante que as folhas secas e velhas sejam removidas ao início do outono.

Utilização

A planta pode ser usada para fins medicinais, mas também é bastante usada em jardins de cunho tropical, árido ou desértico, sendo uma das preferidas para projetos de paisagismo, principalmente no que se refere à utilização de jardins de pedras ou em escritórios, halls, entre outros ambientes. Pode ser aplicada à decoração com um conjunto de vasos enfileirados ainda, ou externamente na forração sob palmeiras.

Benefícios da planta língua-de-tucano para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

O chá feito com a planta, conhecida popularmente como erva do sapo, ajuda a tratar dores que são causadas pela artrite. Tem propriedades depurativa, emenagoga e anti-inflamatória, podendo ser usada ainda para tratamento de colesterol alto, ácido úrico e na eliminação da retenção de líquidos.

Dela ainda pode ser feita uma pomada com propriedades cicatrizantes, que são comumente usadas para curar feridas externas.

Chá para artrite

Uma combinação de ervas deixa os benefícios no combate à artrite ainda mais intensos. Confira abaixo.

Para preparar o chá, você vai precisar de:

– 10 g de língua de tucano
– 10 g de dente de leão
– 10 g de camomila
– 500 ml de água filtrada

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Logo em seguida, adicione todas as ervas e deixe até começar a ferver. Quando isso acontecer, tampe e desligue o fogo. Deixe a mistura descansar tampada por aproximadamente 10 minutos, e então você poderá coar e consumir. A dose indicada deste medicamento natural para artrite é entre duas e três xícaras ao dia.

Veja mais!