Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Desde a Antiguidade, vários povos do Oriente e do Ocidente utilizavam-se da denominada geoterapia para tratar desequilíbrios físicos e emocionais. Este tratamento holístico e natural faz uso de argila, barro, pedras e cristais como ferramentas que reequilibram o ser.

A aplicação da argila para tratar a pele e os cabelos é bastante comum neste tipo de terapia estética. Neste artigo, saiba mais sobre os benefícios da argila roxa.

As propriedades e os benefícios da argila

As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes proporcionam diferentes tonalidades. As argilas podem ser verde, preta (lama negra) ou cinza, rosa, branca, vermelha e roxa. Elas são ricas em sais minerais como ferro, silício, cálcio e magnésio e, devido às suas propriedades, podem ser usadas no tratamento de inflamações, edemas e inchaços, além de atuarem como proteção de toxinas em vários órgãos, principalmente na pele e mucosas.

As máscaras de argila, ao serem aplicadas na face, são úteis na limpeza, nutrição e revitalização da pele por meio da eliminação de toxinas, da esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local, além de hidratar a acalmar.

Ao ser aplicada nos cabelos, a máscara de argila aumenta a oxigenação do bulbo capilar, o que estimula o crescimento dos fios e regula a produção sebácea, promovendo uma espécie de desintoxicação capilar. Esta mascara age como um shampoo de limpeza profunda e tonalizante.

Benefícios da argila roxa

Foto: Reprodução

A argila roxa

A argila roxa é rica em magnésia, age na hidratação e na síntese das fibras de colágeno. Ela também melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza, além de revitalizar a pele cansada. Por ter ação desinfetante, emoliente e suavizante, a argila roxa é usada em peles envelhecidas, desvitalizadas, sensíveis, desidratadas, cansadas e sem viço. Ao ser utilizada no corpo, esta argila ajuda na queima de gordura localizada e na drenagem de celulite, além de combater a flacidez devido ao seu efeito tensor.

Máscara rejuvenescedora de argila roxa

Para preparar uma mascar rejuvenescedora de argila roxa basta seguir os seguintes procedimentos:

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de argila roxa;
– 1 gota de óleo essencial puro de rosas;
– Soro fisiológico;
– 1 colher de café de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Coloque a argila roxa em uma cubeta de vidro ou de porcelana, adicione o óleo essencial de rosas e, aos poucos, vá acrescentando o soro fisiológico até obter uma pasta homogênea. Após isto, junte o azeite de oliva e misture bem.

Aplique esta mistura no rosto, pescoço e colo e deixe agir por 15 a 20 minutos. Após este período, retire a máscara com água fria abundante. Vale ressaltar que não é aconselhável deixar que a argila seque na pele.

Recomenda-se que a máscara seja aplicada uma vez por semana e, antes de aplicá-la, faça uma higienização na pele para facilitar a atuação dos componentes. Ao aplicar a máscara, evite a área muito próxima ao contorno dos olhos.

No final de cada procedimento, lembre-se de utilizar filtro solar.

Veja mais!