Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A alface é uma verdura muito popular no cardápio dos brasileiros e pode ser encontrada de formas variadas: lisa (macia e de sabor suave), crespa (com folhas onduladas), roxa, americana (crocante), romana (tem um gosto mais forte e é boa para sopas) e mimosa (com textura e sabor delicados). Confira a seguir as propriedades nutricionais e os benefícios que este alimento pode proporcionar à sua saúde.

Alface

Foto: Reprodução

Propriedades nutricionais

A alface é uma verdura rica em vitaminas A, C, E e K, em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e fornece minerais como o zinco, potássio, magnésio e ferro. Essas vitaminas são fundamentais para a visão, o combate aos radicais livres, a proteção contra doenças como o câncer e a cicatrização. Os minerais contribuem para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura; para o equilíbrio eletrolítico que garante o bom funcionamento muscular; para a formação das células do sangue e a prevenção da anemia.

Conhecida como a amiga da dieta, este vegetal contém poucas calorias e o elevado teor de fibras garante a sensação de saciedade, além da boa quantidade de água em sua composição. Geralmente, uma porção de 50g de alface tem menos de 10 calorias, menos de 2g de carboidratos e zero gordura.

Benefícios

  • Tem um poder calmante, alivia as tensões;
  • Indicada para quem sofre de insônia, pois age como sedativo natural;
  • Indicada aos que sofrem com prisão de ventre, pela sua considerável quantidade de fibras;
  • Cicatrizante e desintoxicante;
  • Ajuda a combater a anemia pela sua quantidade de ferro;
  • Acalma dores musculares por suas propriedades analgésicas;
  • Regula os níveis de açúcar no sangue;
  • Auxilia nos casos de retenção de líquidos e cálculos renais;
  • Combate problemas de flatulências.

É recomendado escolher pés de alface com folhas brilhantes, firmes e sem manchas escuras. Antes de consumir, lave bem cada folha em água corrente, deixe em solução de hipoclorito de sódio ou água sanitária e depois enxágue bem. É muito importante lavar a alface muito bem, já que do contrário, oferece risco de infecção parasitária.

A alface na estética

Além de ser consumida crua em saladas, a alface também é utilizada na estética. Máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço da área dos olhos, além de servir como calmante e purificante da pele.

Para acalmar a pele: Pique a alface, adicione algumas gotas de azeite de oliva e duas colheres (sopa) de iogurte. A máscara deve ser espalhada sobre uma gaze (não diretamente sobre o rosto) e colocada no rosto por um período de 30 minutos.

Para irritação nos olhos: Amasse as folhas de alface até virar uma papa e use como compressa.

Veja mais!