Benefícios e propriedades do chá de hibisco

Originária da Ásia, em especial da África e Índia, a planta hibisco possui diversas propriedades medicinais benéficas ao organismo humano. Seu nome científico é Hibiscus, da família Hibiscus sabdariffa, e é conhecido ainda como mimo de vênus, rosa da china, graxa de estudante, flor de graxa e goela de leão. A planta dá belas flores, e tanto suas flores como as folhas podem ser utilizadas no preparo de chás medicinais.

Hibisco

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades do hibisco

O hibisco possui as seguintes propriedades medicinais em sua composição: diurética, anti-inflamatória, calmante, gastroprotetora, analgésica, laxante, anti caspa, expectorante e digestiva. Costuma ser muito utilizada no tratamento de controle da pressão arterial, dietas para perder peso e prevenção de problemas no fígado.

O chá de hibisco é benéfico para tratar cólicas menstruais, prisões de ventre, gripes e resfriados, febre, tosse, seborréia, pressão alta, colesterol e glicose elevados, infecções de urina, inflamações e dores musculares, prevenção de rugas, entre outras diversas benfeitorias.

As flores do hibisco podem ser utilizadas em chás, saladas, sopas e molhos. Suas sementes são levemente amargas, mas ricas em proteínas. Na África, costuma ser utilizada como alimento humano, após ser esmagada e misturada em torradas, farinhas de feijão, sopas e até mesmo para substituir o café. As folhas de hibisco são ricas em sais minerais, vitaminas A e B1, além de aminoácidos, podendo ser utilizadas também como ingrediente complementar no preparo de arroz, feijão, saladas e cozidos em geral.

Além de ser fundamental para uma boa saúde – rico em vitamina C e livre de cafeína; combate os radicais livres beneficiando o coração; e outros benefícios aqui já citados – o hibisco é poderoso auxiliar na busca pela beleza, já que evita a queda de cabelos, a caspa e retarda o aparecimento dos temidos fios de cabelos brancos. Suas propriedades antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e embelezam cabelos e pele.

Como preparar o chá de hibisco

Para preparar o chá de hibisco, você pode comprá-lo diretamente em farmácias e lojas de produtos naturais, o valor varia entre R$ 10,00 e R$ 17,00. Então leve ao fogo um litro de água juntamente com uma colher de sopa cheia de hibisco. Deixe ferver por 5 minutos e em seguida desligue o fogo, tampe a chaleira e deixe a bebida abafada por mais dez minutos. Coe, adoce a gosto e consuma duas vezes ao dia.

Alguns efeitos colaterais do hibisco podem ser tonturas, sonolência – já que ele reduz a pressão arterial – e fraqueza. Seu uso é contraindicado para pessoas que já têm a pressão baixa, estão em fase de gestação ou lactação.